Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nissan Leaf ganha nova geração com autonomia de 378 km

Hatch 100% elétrico ainda tem função que permite acelerar e frear usando apenas o acelerador

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 set 2017, 16h58
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Hatch 100% elétrico está mais atraente nesta nova geração (Divulgação/Nissan)

    Lançado em 2010, o Nissan Leaf precisou de poucos anos para se tornar o veículo 100% elétrico mais vendido do mundo.

    Publicidade

    A empresa acaba de divulgar a segunda geração do modelo, que passa a contar com um sistema elétrico mais convincente e eficiente – além de design inspirado.

    Publicidade

    A fase dos faróis enormes e volumes estranhos na carroceria passou. Nesta nova fase o Leaf tem faróis afilados integrado com o que seria a grade dianteira.

    Como o motor elétrico não depende tanto da passagem de ar para arrefecimento,  a grade foi substituída por uma peça plástica com leds ao fundo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade
    Porta-malas parcialmente preto se integra aos vidros laterais (Divulgação/Nissan)

    Se antes o Leaf mais parecia uma variação do Tiida, agora tem caimento do teto mais acentuado e linha de cintura ascendente, o que dá certa esportividade.

    Faixas pretas nas colunas C interligam vidros laterais à tampa traseira, que é parcialmente preta. As lanternas em forma de bumerangue, parecidas com as do SUV Juke, complementa o visual.

    Publicidade
    Nissan Leaf tem grade, mas é fechada (Divulgação/Nissan)

    No interior é possível reconhecer o quadro de instrumentos parcialmente digital e o volante que também são usados no Kicks. O seletor do câmbio é um pequeno um joystick no console. Não faltam central multimídia, nem ar-condicionado automático.

    O perfil ganhou linhas mais atrentes (Divulgação/Nissan)

    A mecânica é composta por dois elementos: o novo motor elétrico de 147 cavalos e consistentes 32,6 mkgf de torque e a bateria de íons de lítio de 40 kWh. Sob os padrões europeus, tem energia o suficiente para rodar 378 km com uma carga completa. Já no padrão utilizado nos Estados Unidos a autonomia anunciada é de 241 km.

    Publicidade

    Seja como for, a recarga total da bateria leva 16 horas em tomadas de 3kW, 8 horas em tomadas de 6kW e ela ainda suporta carregamento rápido que garante 80% da carga em 40 minutos.

    Continua após a publicidade
    A bateria é instalada no assoalho (Divulgação/Nissan)

    Em tecnologia, o Nissan Leaf também está melhor servido. Uma das novidades é o ProPilot, um modo de condução autônoma para estradas, capaz de mantê-lo na faixa e acompanhar a velocidade do carro da frente entre 30 e 100 km/h. Porém, não é capaz de fazer ultrapassagens ou acessar vias de acesso sem intervenção do motorista.

    Publicidade
    Reconhece volante e quadro de instrumentos? São os do Kicks (Divulgação/Nissan)

    Outro é o ProPark – um sistema de estacionamento automático. Complementa a lista de assistentes eletrônicos o alerta de saída de faixa, frenagem de emergência autônoma, alerta de pontos cegos, reconhecimento de placas de trânsito e alerta de tráfego traseiro.

    Continua após a publicidade
    Acionamento da função e-Pedal é feito por comando atrás do seletor do câmbio (Divulgação/Nissan)

    O equipamento mais inovador porém, é o e-Pedal. Esta função permite que o motorista acelere, desacelere, pare e segure o carro usando apenas o pedal do acelerador.

    Segundo a Nissan, o e-Pedal atende mais de 90% das necessidades médias de um motorista. E nem dá para dizer que os outros 10% devem corresponder ao punta-tacco, pois o Leaf não tem embreagem.

    (Divulgação/Nissan)

    A nova geração do Leaf tem sua primeira aparição em público marcada para a próxima semana, no Salão de Frankfurt. Suas vendas começarão pelo Japão, já em outubro.

    Até o final do ano chegará aos EUA e Canadá e em 2018, à Europa. Versão com bateria maior é esperada para o ano que vem.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.