Nissan cria motor a gasolina mais eficiente, mas não moverá carro nenhum
Novo 1.5 turbo promete chegar a 50% de eficiência térmica, mas será usado apenas para alimentar motor elétrico de novo sistema híbrido

A Nissan está trabalhando num novo motor a combustão que promete elevar os padrões de eficiência energética desse tipo de propulsor. Trata-se de um 1.5 turbo com bons 155 cv, que será integrado a conjuntos híbridos. O objetivo é dar uma sobrevida a motores a gasolina num futuro cada vez mas elétrico.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 9,90
Só que antes que entusiastas possam celebrar, existe um importante porém na novidade da Nissan. Os 155 cv do 1.5 não moverão nenhum veículo diretamente com sua própria força. Isso porque ele está sendo desenvolvido para apenas gerar de energia para o motor elétrico dos futuros híbridos da marca, os e-Power.

Essa é a chave da Nissan para conseguir chegar a excelentes 50% de eficiência energética extraídos de um motor a gasolina. Para ter uma ideia, alcançar 40% de eficiência atualmente é considerado um número ótimo. Na prática, o 1.5 tem 46% de eficiência térmica, com os 4% extras conseguidos pela regeneração de energia do motor elétrico.

Como gerador, o 1.5 vai girar em rotações constantes, e foi especificamente desenvolvido para este regime de trabalho. As câmaras de combustão foram trabalhadas para receber misturas pobres de ar/combustível, e o motor tem taxa de compressão elevada.
Assim, a combustão gera temperaturas menores, gerando menos perdas. A gestão dos gases expelidos também foi melhorada, já que queimas de misturas pobres tendem a gerar mais NOx, extremamente nocivos ao meio ambiente.

A Nissan ainda destaca que mover o carro apenas com motores elétricos permite aceleração mais suave e poderosa, equivalente a do elétrico Leaf. Mas com a vantagem de não depender de paradas para recarga da bateria.
Esse conjunto deverá estrear na versão híbrida do novo Qashqai europeu. Por aqui, o Kicks poderá receber uma versão semelhante, ainda não confirmada, até 2023.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
Impressa + Digital
Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.