Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nissan Altima

Por R$ 99.900, ele põe a Nissan no segmento dos sedãs grandes

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 00h44 - Publicado em 9 nov 2013, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lancamentos

    Após quase 15 anos fabricando carros no Brasil, a Nissan já se consolidou no país. Com pouco mais de 2% do mercado nacional, ela marca presença entre os populares (March), sedãs compactos (Versa) e picapes (Frontier). Mas faltava ingressar em um grupo restrito, onde poucos conseguem entrar: o segmento dos sedãs grandes.

    Publicidade

    O Altima chega ao Brasil para colocar a Nissan na linha de fogo contra Honda Accord, Volkswagen Passat, Hyundai Sonata, Kia Cadenza e, principalmente, Ford Fusion. Embora o nome seja praticamente desconhecido por aqui, ele é famoso pelas ruas norte-americanas. Atualmente está em sua quinta geração e vem para cá importado do Tennessee em versão única, ao competitivo preço de 99.900 reais – o mesmo valor pedido pelo Fusion 2.5 flex com teto solar.

    Publicidade

    O design é moderno, embora prime pela discrição. As linhas lembram muito os outros sedãs da Nissan, incluindo o recém-lançado Sentra e até o Versa. A culpa é da chamada “identidade visual”, marcada pelo desenho dos faróis e grade frontal. Lateral e traseira têm traços mais arrojados que seu parente Sentra, emulando o estilo dos cupês de quatro portas com teto curvado e traseira curta. O interior é bastante tradicional, com o já conhecido padrão elevado de qualidade no uso de materiais agradáveis ao toque.

    A missão de impulsionar o sedã é do motor 2.5 de cinco cilindros em linha, que entrega 182 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 24,7 mkgf a 4.000 rpm. Acoplado a ele está uma transmissão continuamente variável (CVT), que oferece o Adaptive Control Shift (ACS), sistema que adapta a transmissão ao estilo de condução e às condições do pavimento.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Se o competidor da Nissan não oferece a tecnologia flexível (ele bebe apenas gasolina), ele se redime na extensa lista de equipamentos. O sedã traz monitoramento de pontos cegos, detector de objetos em movimento, câmera de ré, alerta de mudança de faixa de rolagem sem sinalização (funciona até 60 km/h), monitoramento da pressão dos pneus, GPS, freios a disco nas quatro rodas com anti-travamento (ABS), distribuição de frenagem (EBD) e assistência de emergência (BA), controle de subesterço (ou Active Understeer Control, que freia as rodas dianteiras nas curvas para reduzir a guinada do veículo) e controles de estabilidade e de tração. Há também acendimento automático dos faróis, ar-condicionado digital bizona, piloto automático, volante multifuncional com aquecimento, seis airbags, rodas de liga leve aro 17 e sistema de som Bose com nove alto-falantes, rádio CD Player, leitura de arquivos em MP3 e entrada auxiliar USB. Até os bancos mereceram atenção especial, com aquecimento, revestimento em couro, regulagens elétricas para o motorista e uma inédita tecnologia de ergonomia desenvolvida em conjunto com a NASA.

    Para quem gostaria de uma versão um pouco mais potente – especialmente os clientes que não dispensam a segurança da blindagem -, a Nissan afirma que, por ora, não pretende trazer a versão V6 ao Brasil.

    Publicidade
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.