O novo Ford Mustang não apenas segue recusando a eletrificação (tarefa que, por enquanto, cabe ao Mach-E), mas também quer mostrar que ainda há muito a se extrair de grandes motores a combustão. Prova disso está na inédita versão Dark Horse, dotada nada menos do que com o V8 5.0 aspirado mais potente da história.
Liberado para andar tanto nas pistas, quanto nas ruas, o Mustang Dark Horse oferece 500 cv de potência. Os números de torque e desempenho não foram divulgados, mas a Ford empolgou os entusiastas com um “pequeno” detalhe: a versão terá um câmbio manual de seis marchas como padrão. Um câmbio automático de 10 marchas será opcional.
De acordo com a marca, um conjunto de alterações foram feitas para criar um carro de performance ainda mais apurada. Há aprimoramentos na aerodinâmica, nos freios e nos pneus, além do resfriamento de freios, eixo traseiro e do óleo do motor. Por falar no motor, ele ganha bielas introduzidas no Mustang Shelby GT500 e um novo desenho na admissão, com corpo de borboleta duplo, para melhorar a respiração do bloco.
Também há ajustes exclusivos no chassi, com barras estabilizadoras traseiras maiores e amortecedores dianteiros mais robustos, freios Brembo de 6 pistões, diferencial traseiro Torsen e amortecedores MagneRide.
Para quem quiser ainda mais desempenho, o Mustang Dark Horse oferece o pacote Handling, com uma asa traseira semelhante à do Ford GT, molas mais rígidas, barras estabilizadoras dianteiras e traseiras ainda maiores e pneus Pirelli Trofeo mais largos (de série, os pneus são Pirelli P ZERO). Há ainda, como opcional, rodas de fibra de carbono.
Cavalo mau encarado
A aparência do Black Horse, definida como “sinistra” pela Ford, realmente parece colocar medo. Na dianteira, o para-choque é exclusivo, os faróis são escurecidos e a grade é toda em preto brilhante.
Na traseira, além da asa herdada do Ford GT dita acima, o esportivo ostenta o logotipo criado para a inédita versão: um cavalo virado para a frente, que parece encarar quem o observa. É a primeira vez que o cavalo que representa o Mustang aparece neste ângulo. A mesma identificação está nas laterais e no interior. O tom de azul com brilho dourado da carroceria também é exclusivo.
A marca não revelou imagens do interior do modelo, que deverá ter acabamentos próprios e uma plaqueta identificando o número da unidade. O que se sabe é que o volante é mais espesso, de base achatada e revestido de camurça com costuras azuis, há aletas prateadas para troca de marcha e a alavanca do câmbio manual é de titânio, impressa em impressora 3D.
Os bancos e painéis de porta também usam tons de azul nas costuras, assim como os cintos de segurança. No pacote opcional Appearance Pack, os bancos são azuis com revestimento perfurado. O conjunto de telas das versões comuns continua, com 12,4 polegadas no quatro de instrumentos e 13,2 na central multimídia com sistema SYNC 4.