A segunda etapa da temporada 2012 e a primeira na Europa previa um pódio com novos nomes e caras diferentes das que foram mostradas na primeira etapa na Austrália. Os treinos da sexta-feira e sábado mostraram certa superioridade da Kawasaki e equipes privadas que utilizam motos Ducati. A primeira fila do grid foi formada por uma Kawasaki, duas Ducati e uma BMW. Tom Sykes (Kawasaki Racing team) fez a pole e Silvain Guintoli (Team Effenbert Liberty Racing) foi o segundo mais rápido. Carlos Checa (Althea Ducati) fez o terceiro tempo e Leon Haslam (BMW Motorrad Motorsport) foi o quarto. Em quinto largou Max Biaggi, da Aprilia a somente 0.8 segundos de diferença.
Após a largada da primeira bateria, as coisas mudaram bastante, provando que ritmo de corrida não tem muito a ver com treinos. Apesar de mais uma superpole de Tom Sykes com a Kawasaki ZX-10R e do bom ritmo que Guintoli mostrou nos treinos, Checa, Haslam e Biaggi vieram com fome de vitória. Demorou bastante para Checa ultrapassar Sykes e assumir a liderança. A manobra só aconteceu quando restavam 8 voltas para o final e não faltaram suspiros e gritos da torcida nesse momento. Sykes vendeu caro a posição, mas Checa nitidamente mais equilibrado não quis nem saber e partiu para a vitória. Sykes foi segundo e Haslam o terceiro.
A segunda bateria, apesar de ter repetido o mesmo pódio, foi muito mais emocionante que a primeira. Desta vez Max Biaggi ficou brigando com Checa na luta pela segunda colocação, enquanto Sykes abria na frente. Biaggi e Checa trocaram de posições várias vezes, mas no final Checa conseguiu se desvencilhar do italiano e ainda teve tempo de roubar a primeira posição de Sykes. Haslam foi terceiro novamente e Biaggi teve de engolir outro quarto lugar.
Com esses resultados, Carlos Checa rouba a liderança do campeonato de Max Biaggi e assume com 75 pontos, contra 71 do italiano e 69 de Sykes.
Os brasileiros Heber Pedrosa e Philippe Thiriet que competiram na categoria Superstock 1000 não fizeram feio. A corrida teve duas partes, pois foi interrompida por causa de um acidente exatamente com Heber Pedrosa. Ele vinha bem em décimo sétimo, mas perdeu a frente da sua Kawasaki ZX-10R e foi ao solo. A moto do brasileiro ficou totalmente destruída e ocupando parte da pista. Na somatória dos tempos, Thiriet terminou em décimo quarto e conquistou seus primeiros dois pontos no campeonato. A corrida teve Sylvain Barrier de BMW S 1000 RR como vencedor.
Resultados 1ª Bateria
1. Carlos Checa ESP Althea Ducati 1098R – 21 voltas
2. Tom Sykes GBR Kawasaki Racing ZX-10R +3.206s
3. Leon Haslam GBR BMW Motorrad S1000RR +5.593s
4. Max Biaggi ITA Aprilia Racing RSV-4 +6.519s
5. Eugene Laverty IRL Aprilia Racing RSV-4 +24.662s
6. Marco Melandri ITA BMW Motorrad S1000RR +27.261s
7. Joan Lascorz ESP Kawasaki Racing ZX-10R +27.384s
8. Lorenzo Zanetti ITA PATA Ducati 1098R +28.299s
9. Jonathan Rea GBR Honda WSBK CBR1000RR +34.067s
10. Niccolo Canepa ITA Red Devils Ducati 1098R +35.724s
11. Jakub Smrz CZE Liberty Effenbert Ducati 1098R +36.738s
12. Maxime Berger FRA Effenbert Liberty Ducati 1098R +37.257s
13. John Hopkins USA Crescent Fixi Suzuki GSX-R1000 +50.418s
14. Leandro Mercado ARG Pedercini Kawasaki ZX-10R +53.623s
15. Ayrton Badovini ITA BMW Italia Goldbet S1000RR +53.842s
Resultados 2ª Bateria
1. Carlos Checa ESP Althea Ducati 1098R 37mins 57.571s
2. Tom Sykes GBR Kawasaki Racing ZX-10R +1.935s
3. Leon Haslam GBR BMW Motorrad S1000RR +2.969s
4. Max Biaggi ITA Aprilia Racing RSV-4 +3.346s
5. Jonathan Rea GBR Honda WSBK CBR1000RR +18.925s
6. Eugene Laverty IRL Aprilia Racing RSV-4 +21.180s
7. Jakub Smrz CZE Liberty Effenbert Ducati 1098R +21.392s
8. Leon Camier GBR Crescent Fixi Suzuki GSX-R1000 +23.797s
9. Joan Lascorz ESP Kawasaki Racing ZX-10R +24.219s
10. Marco Melandri ITA BMW Motorrad S1000RR +25.599s
11. Sylvain Guintoli FRA Effenbert Liberty Ducati 1098R +25.776s
12. Maxime Berger FRA Effenbert Liberty Ducati 1098R +26.004s
13. Lorenzo Zanetti ITA PATA Ducati 1098R +31.172s
14. Chaz Davies GBR ParkinGO MTC Aprilia RSV-4 +33.837s
15. Ayrton Badovini ITA BMW Italia Goldbet S1000RR +45.541s