O primeiro veículo híbrido do tipo plug-in vendido no Brasil já está nas ruas. O Outlander PHEV, primeiro utilitário esportivo híbrido 4×4 oferecido no país, traz um motor de 2-litros a combustão e outros dois elétricos síncronos (um para cada eixo), ele pode rodar mais de 52 quilômetros apenas com eletricidade. O Outlander recupera parte da energia cinética sempre que o motorista tira o pé do acelerador ou pisa no freio, armazenando-a em baterias. Se a carga estiver baixa ou se o condutor preferir, o motor a gasolina pode atuar como um gerador, alimentando os motores elétricos. A partir de 120 km/h ele entra em ação para tracionar o veículo, na única situação em que o carro queima gasolina para andar.
As baterias podem ser recarregadas por meio de uma tomada comum ou pelo próprio motor a combustão. No segundo caso, é possível ativar a função Charge (inclusive com o carro em movimento), que carrega 80% da bateria em 40 minutos, consumindo três litros de gasolina do tanque de 45 litros.
Na maior parte do tempo a tração do carro é dianteira, sendo que é possível convocar o motor elétrico traseiro para atuar sobre o eixo dependendo das condições do piso. Por um botão é possível também acionar a tração 4×4. Como não tem transmissão, as borboletas atrás do volante servem para selecionar o modo de atuação do freio-motor ideal para cada tipo de descida.
O Outlander PHEV também é bem equipado, oferecendo itens como nove airbags, rodas de liga leve aro 18, piloto automático adaptativo (ACC), aviso de iminência de colisão com frenagem autônoma a até 30 km/h, controles de tração e estabilidade, aviso de mudança de faixa, alerta para pedestres, partida do motor e destravamento das portas sem chave, central multimídia com tela touchscreen de sete polegadas, GPS, abertura elétrica do porta-malas, câmera de ré, faróis de xenon e até a possibilidade de controlar diversas funções (como o acionamento do ar-condicionado e horário para iniciar e terminar a recarga das baterias) pelo smartphone ou tablet.