A Mitsubishi Motors Corporation completa 45 anos de existência nesta quarta-feira (22). Não, você não leu errado. É claro que carros da Mitsubishi são produzidos há mais tempo, mas a empresa automotiva foi efetivamente criada em abril de 1970.
Tal data marcou o início da autonomia da produção de carros da Mitsubishi em relação à Mitsubishi Heavy Industries, que tinha uma divisão especial destinada à montagem de veículos.
Por sinal, o início da relação da marca com veículos data de 1917, quando começou o desenvolvimento do Model-A, por parte da Mitsubishi Shipbuilding Company. Este foi o único modelo produzido pela Shipbuilding, que se fundiria em 1934 com a Mitsubishi Aircraft Corporation para formar a Heavy Industries.
Na sequência de sua criação, a Mitsubishi Motors Corporation acertou uma parceria com a Chrysler para a criação de uma joint-venture, de modo a expandir suas vendas na América do Norte. Como marco desse negócio, registra-se o início das vendas do Dodge Colt (foto) nos EUA em 1971, nada mais do que um Mitsubishi Galant.
Em 1973, foi criado aquele que seria um dos mais conhecidos modelos da marca mundo afora: o Lancer. Três anos depois, o primeiro escritório da companhia na Europa, mais precisamente na Holanda, entrou em funcionamento. Já em 1979, a produção de carros quebrou a barreira anual de um milhão de carros.
Os esportes a motor também se somaram ao portfólio da empresa, com a introdução do então recém-criado Pajero no Rally Paris-Dakar em 1983, chegando à vitória no geral em 1985. Em 1993, os laços com a Chrysler foram rompidos, mas a Mitsubishi Motors Corporation seguiu em expansão, com a criação de um centro de pesquisa e desenvolvimento nos EUA em 1996.
Curiosamente, em 2000, a DaimlerChrysler (criada em 1998) voltaria a adquirir ações da MMC, mas a aliança seria dissolvida em 2004. No mesmo ano, um plano de revitalização dos negócios da empresa foi anunciado, garantindo novo fôlego. Nos anos seguintes, foram lançados modelos convencionais, como o Outlander, e elétricos, incluindo o i-MiEV.
Atualmente, de acordo com o site global da MMC, as vendas globais chegam a 20,9 bilhões de ienes (R$ 534,6 milhões; ano fiscal 2013) ao ano. São mantidos mais de 30 mil funcionários diretos mundo afora, com produtos vendidos em mais de 160 países.