Esta reportagem foi atualizada para incluir o posicionamento da Toyota
Desde o seu lançamento, o Toyota Corolla Cross vem recebendo pesadas críticas pela posição bem aparente do seu escape. A montadora até buscou um “jeitinho brasileiro” para os ataques, ao pintar a peça de preto a partir da linha 2023, mas a solução pode render ainda mais dor de cabeça — dessa vez com o Ministério da Justiça.
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A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou a montadora na última segunda-feira (20) sobre possível má qualidade na peça e na camuflagem utilizada pela Toyota no Corolla Cross 2023.
Em nota, o órgão destacou relatos de consumidores que afirmam: a Toyota usou material inferior na pintura da versão brasileira. Não há indícios públicos que endossem ou desmintam essa afirmação, entretanto.
“Estamos atentos para as práticas que violem a transparência na relação entre as empresas e os consumidores”, disse o ministro da Justiça, Anderson Torres, que completou informando que se for constatada má-fé por parte da Toyota, ela poderá sofrer sanções administrativas.
O objetivo da Senacon é entender a “suposta diferenciação entre a qualidade, a performance e a estética dos itens dos veículos comercializados no Brasil, em comparação àqueles da mesma marca e modelo comercializados em países da Europa e América do Norte”. Nos territórios citados, o SUV da Toyota é vendido em configuração semelhante, com o escapamento pintado em preto fosco.
Para o Ministério da Justiça e para a Senacon, o fato da Toyota pintar apenas a ponta dos escapamentos é outro problema. Segundo as autoridades, proprietários do modelo também não estariam contentes com a qualidade da tinta utilizada, alegando que ela descasca em pouco tempo. Atualmente o SUV da japonesa não sai das concessionárias por menos de R$ 158.780.
A Senacon também diz que vai apurar se os clientes estão sendo devidamente informados sobre a pintura parcial do escapamento e se a tinta usada é, de fato, de baixa qualidade. A montadora tem dez dias para prestar os esclarecimentos oficiais.
Nesta quarta-feira (22), a Toyota respondeu ao contato da reportagem. O posicionamento da montadora segue abaixo na íntegra:
A Toyota do Brasil informa que recebeu a notificação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que prestará os esclarecimentos conforme solicitado pela entidade. A empresa reforça que trabalha pautada no respeito aos clientes oferecendo produtos de alta qualidade, durabilidade e confiabilidade, características essas reconhecidas em todos os veículos da marca, o que inclui o Corolla Cross.