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Microlino: uma reencarnação elétrica do Romi-Isetta

Projeto suíço resgata o design e as dimensões do Isetta, mas com mecânica elétrica

Por Ulisses Cavalcante, de Genebra (Suíça)
8 mar 2017, 11h31
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  • Com um motor elétrico de 15 kW, ele atinge 90 km/h e tem autonomia de 120 km
    Com um motor elétrico de 15 kW, ele atinge 90 km/h e tem autonomia de 120 km (Ulisses Cavalcante)

    A Micro Mobility Systems é uma empresa suíça que pesquisa soluções para o transporte, sobretudo o urbano. É comandada pelo inventor Wim Ouboter, intitulado o inventor do patinete dobrável de alumínio.

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    O produto surgiu como uma proposta para facilitar o deslocamento de pedestres, mas acabou virando um brinquedo de sucesso mundial no fim dos anos 2000. No entanto, em alguns países, como a Suíca, é possível ver o patinete de Ouboter sendo utilizado de fato como um meio de transporte.

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    Essa introdução serve para justificar o novo projeto da companhia, o Microlino. Aproveitando as formas do antigo Romi Isetta, a Micro resgatou a ideia da porta única frontal, atrelada à coluna da direção, com um eixo traseiro reduzido – e no qual está conectado o motor elétrico do protótipo.

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    Bitola traseira é menor que a dianteira
    Bitola traseira é menor que a dianteira (Ulisses Cavalcante)

    O pequeno propulsor de 15 kW pode levar o Isetta movido a baterias a até 90 km/h, com autonomia de 120 km. Por dentro, há espaço para duas pessoas, que viajam com conforto limitado (o microcarro não tem ar-condicionado ou controles elétricos nos vidros).

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    Como no Isetta original, coluna de direção se desloca para a entrada dos passageiros
    Como no Isetta original, coluna de direção se desloca para a entrada dos passageiros (Ulisses Cavalcante)

    Todo o chassi é tubular e sustenta a carroceria de fibra de vidro. O Isetta elétrico do mundo moderno pesa 450 kg, sem contar as baterias, e tem apenas 2,4 metros de comprimento. Pode ser carregado em tomadas domésticas comuns, de 220 V.

    Faróis de leds ficam na face dos retrovisores
    Faróis de leds ficam na face dos retrovisores (Ulisses Cavalcante)

    O fabricante insiste que o Microlino não é extamente um carro, e sim um conceito de transporte urbano mais eficiente para a vida urbana. Mesmo assim, o preço chega a assustar: 12 mil euros, o equivalente a quase R$ 40 mil em conversão direta.

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