As dancinhas do TikTok vão poder ser vistas de dentro da próxima geração do Mercedes Classe E, que chega ao Brasil no segundo semestre. Além da rede social, o motorista também vai poder jogar Angry Birds (alguém ainda joga?) e fazer reuniões pelo Zoom.
Tudo isso graças ao novo conceito de design interno mostrado pela marca nesta quinta-feira (23). E não é só assistir a vídeos: o motorista do Classe E vai poder tirar fotos e gravar vídeos com uma câmera de selfie integrada. Mas só com o carro parado.
O sistema de áudio contará com 17 alto-falantes e transdutores de som de estrutura abaixo dos assentos. A marca garante que o sistema de som surround Burmester 4D se integrará até com a iluminação interna, que pode causar mudanças rápidas de luz em batidas rápidas — dá para fazer uma balada a bordo —, enquanto ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente.
É uma mistura de sentidos, que, na opinião da MB, permitirá aos ocupantes não apenas ouvir o som, mas “senti-lo” e “vê-lo” através da sinestesia que o sistema de entretenimento do carro promete criar.
Outras novidades estão no sistema de acionamento por voz, que dispensará o comando “Hey, Mercedes”. O novo software se chama “Just Talk”, ou seja, é só falar para ser atendido.
Há ainda um sistema para evitar que os passageiros fiquem enjoados, chamado Energizing Comfort. A Mercedes não dá detalhes de como funciona no novo Classe E, mas no GLE ele controla o som ambiente, o clima e até a fragrância da cabine do carro.
Dessa vez, ele promete ir além e ser capaz de aliviar os sintomas de enjoo dos ocupantes, explorando de maneira ainda pouco clara recursos como o massageador dos bancos.
Inteligência artificial
As novidades da Mercedes também incluem a chegada da inteligência artificial aos carros. Através dela, os luxuosos modelos começarão a entender a rotina do motorista e já se adaptar às mesmas funções diárias nos determinados dias e horários. Segundo a marca, o serviço ainda está em desenvolvimento.
Visualmente, o interior do Classe E segue o padrão atual da marca. São pelo menos duas telas, sendo uma no painel de instrumentos e outra no console central para o sistema multimídia. Como opcional, um terceiro visor fica diante do passageiro, que poderá ver as trends atuais no TikTok enquanto viaja.
Toda essa tecnologia do novo Classe E, no entanto, corre o risco de ficar defasada em meados da década, que é quando a Mercedes promete a chegada do seu novo sistema operacional. Ele estará nos carros da nova plataforma chamada MMA (Mercedes Modular Architecture).
A intenção é integrar todos os sistemas do carro com funções de outras empresas, como os mapas do Google; a diferença é que, ao invés de utilizar o próprio Maps na tela, a fabricante alemã deve integrar o vasto material da empresa de tecnologia ao seu sistema operacional.
O novo MB.OS também vai atuar com inteligência artificial e condução autônoma até 130 km/h, entre outros.