Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mercedes cobra por troca de óleo e filtro em revisão de carro elétrico

Dono de um EQA 250 com motor elétrico, cliente desconfiou de preço e descobriu que estava pagando por itens exclusivos de carro a combustão

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 abr 2024, 16h29 - Publicado em 27 abr 2023, 18h43

Matty Johns sabe que ter um Mercedes-Benz custa caro; por isso, não achou absurdo pagar 700 dólares australianos (cerca de R$ 2.300) na revisão do seu EQA 250. Uma olhada na nota do serviço, entretanto, rendeu boas surpresas ao morador de Melbourne, Austrália.

Quando saía da concessionária, Johns reconheceu que o valor doeu no bolso, mas além do esperado. Foi aí que o “sexto sentido” do australiano sugeriu que algo estava errado. “Pensei em dar uma olhada rápida na nota fiscal e… $445. Para o quê? Para realizar a troca de óleo e filtro de óleo”, contou em vídeo no TikTok que viralizou localmente.

Recibo com descrição de troca de óleo e filtro no primeiro item da lista
Recibo com descrição de troca de óleo e filtro no primeiro item da lista (Reprodução/TikTok)

A troca de óleo e filtro é, inclusive, algo rotineiro e necessário em revisões periódicas de carros a combustão, não fosse por um detalhe: o fato do EQA 250 ser um carro elétrico, com motor que dispensa qualquer serviço do tipo.

Na verdade, os EVs até se destacam por uma manutenção mais simples, com o SUV elétrico da Mercedes, por exemplo, necessitando de ir à concessionária apenas a cada ano ou 24.000 km percorridos.

Mercedes EQA
Mercedes EQA custa R$ 480.900 no Brasil (Divulgação/Mercedes-Benz)

Na rede social, o cliente insatisfeito fez questão de mostrar o recibo, onde constavam serviços esperados, como conferência de freios, suspensão, sistemas elétricos, etc. Na lista, entretanto, os serviços específicos de um motor a combustão constavam em primeiro lugar.

Usuários da rede ainda comentaram que, de fato, elétricos utilizam óleos na lubrificação de partes móveis, como a transmissão. Entretanto, não é comum a troca desses fluidos em manutenções de rotina. Matty Johns ainda não explicou se a concessionária explicou o serviço errado.

Continua após a publicidade

O Daily Mail, da Inglaterra, por outro lado, tentou contato com a loja, mas não obteve retorno sobre o que teria acontecido de errado nessa história incomum.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.