A busca por veículos que agridam menos o meio-ambiente vem ganhando mais e mais atenção das montadoras nos últimos anos. Durante o Salão de Genebra, o responsável pela divisão de carros grandes da Mercedes-Benz, Uwe Ernstberger, revelou em entrevista ao site Top Gear que um Classe S totalmente elétrico está nos planos, mas ainda longe das ruas.
“Um carro totalmente elétrico será feito no futuro”, disse. “Porém nosso principal problema ainda está na capacidade das baterias, além do peso e espaço que elas ocuparão no carro, afinal ninguém quer ter um modelo com menos opções de conforto do que um equipado com motor tradicional”.
Atualmente a Mercedes-Benz trabalha em uma versão híbrida da Classe S com baterias e autonomia entre 25 e 30 km, além do motor à combustão para longos percursos. “Este é o projeto onde estamos focando agora, mas sem dúvida no futuro os carros serão apenas elétricos e autônomos”.
Ainda em testes, uma versão da Classe S totalmente autônoma já vem sendo avaliada na Alemanha, mas a empresa ainda não definiu até onde poderá forçar a adoção da tecnologia no curto prazo, levando-se em consideração não apenas a tecnologia embarcada, mas também a legalidade do uso do dispositivo. “Nós sempre temos que garantir que a pessoa ao volante do carro será o responsável por ele”, encerrou Ernstberger.