Carros superpotentes, com produção limitada e que custam milhões também têm um plano de revisões periódicas para manter a garantia. Só que essas revisões podem custar milhões, como comprova o Aston Martin Valkyrie.
Mas se a Volkswagen não cobra as três primeiras revisões dos seus carros mais caros no Brasil, no caso do carro mais potente da Aston Martin as três primeiras revisões somam um valor suficiente para comprar outro superesportivo, como uma Ferrari Purosangue.
Se você não o conhece, saiba que o Aston Martin Valkyrie é daqueles supercarros com proposta de Fórmula 1 que pode andar na rua livremente. Seu desenvolvimento contou com a ajuda da equipe RedBull e seu projetista, Adrian Newey.
Para ser leve, sua carroceria é de fibra de carbono reforçada com plástico, conta com aerodinâmica ativa, tem um túnel canalizando o vento por baixo e seu motor é um componente estrutural, como nos carros da F1.
Falando em motor, trata-se de um V12 6.5 aspirado preparado pela Cosworth que gera 1.016 cv a 10.600 rpm e 79,5 kgfm. Ele é combinado a um motor elétrico de 143 cv entre o motor V12 e o câmbio de dupla embreagem com sete marchas, e é alimentado por bateria de 1,7 kW·h. A marcha ré é elétrica para poupar peso.
No total, são 1.158 cv em um carro de 1.360 kg, chegando à relação peso-potência de 1,17 kg/cv. Por isso vai de zero a 100 km/h em 2,3 s.
Já se sabia que, dada a complexidade do carro, qualquer serviço feito no Valkyrie precisa ser feito por um especialista no carro. O que não se sabia era que o custo das três primeiras revisões equivale ao preço de uma Ferrari Purosangue na Europa, cerca de 390.000 euros.
Um vazamento recente de documentação interna da Aston Martin para o mercado britânico trouxe à tona quanto os milionários proprietários de um Valkyrie precisam desembolsar nos primeiros dois anos e meio de uso do supercarro.
- Primeira revisção: 1.000km ou 6 meses – €28.800 = R$154.357
- Segunda revisão: 5.000 km ou 18 meses – €98.100 = R$525.779
- Terceira revisão: 10.000 km ou 30 meses – €173.100 = R$927.750
Somadas as três primeiras revisões custam 382.400 euros, o equivalente a R$2.049,519. Sendo que a primeira revisão consiste em uma mera verificação dos fluidos, sem trocas.
A quarta revisão tem valor conhecido: 110.000 euros e esta é a última revisão anual: a partir daí o proprietário decide quando revisará o carro.
Mas precisa atentar à revisão do câmbio aos 50.000 km, à completa desmontagem do motor V12 aos 80.000 km e à troca dos eixos da transmissão aos 100.000 km (junto com a segunda revisão do câmbio. Não se sabe o custo desses serviços e talvez seja melhor ficar sem saber.