Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Lotus Elise e Exige ganham série especial de despedida

Marca inglesa irá produzir as últimas unidades dos dois esportivos icônicos até o fim de 2021 e lança cinco versões limitadas para marcar o momento

Por Isadora Carvalho Atualizado em 8 fev 2021, 21h11 - Publicado em 9 fev 2021, 08h00
Lotus final edition
Lotus/Divulgação

Pouco depois do anúncio oficial de que deixará de produzir os Elise e Exige em 2021, a Lotus apresentou as séries de despedida de seus icônicos esportivos. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

O Lotus Elise Final Edition homenageia os 25 anos de história do roadster. E ele é movido pela clássica combinação do motor 1.8 de origem Toyota com um supercharger, que eleva seus números a 240 cv e 24,9 kgfm.

Como já era esperado, há emprego de materiais mais leves, como fibra de carbono nas soleiras da portas, tampa de motor e até a janela traseira produzida em policarbonato. Por isso, o bólido pesa apenas 898 kg.

Lotus-Elise-Sport-240
Lotus/Divulgação

Uma das duas versões que oferecidas como edições limitadas para o Elise é a Cup 250, cujo foco está em proporcionar um modelo focado em desempenho e aerodinâmica.

Lotus-Elise-Sport-240
Lotus/Divulgação

Ele produz 66 kg de downforce a 160 km/h e 155 kg de downforce na velocidade máxima de 248 km/h. Além disso, o Elise Cup 250 Final Edition também tem amortecedores Bilstein Sport, barras anti-roll ajustáveis ​​e rodas forjadas ultraleves. 

Continua após a publicidade

Já o Lotus Exige chega com três opções de despedida – o Sport 390, o Sport 420 e o Cup 430. O novo Exige 390 tem um V6 superalimentado de 3.5 revisado com 397 cv – 47 cv a mais que antes, graças a uma nova calibração. 

A Lotus afirma que o novo Exige Sport 390, que pesa apenas 1.138 kg  pode atingir 96 km/h em apenas 3,7 segundos e velocidade máxima de 276 km/h. O Exige Sport 420 Final Edition tem 420 cv e 43,5 kgfm, e é o Exige mais rápido na faixa com seus 289 km/h de velocidade máxima.

Exige-430
Lotus/Divulgação

Ele ainda conta com amortecedores ajustáveis ​​em três níveis, rodas de liga leve forjadas e freios AP Racing. Para completar, o Cup 430 Final Edition continua sendo o carro-chefe da linha, com 430 cv  do motor V6 supercharged e o kit aerodinâmico mais agressivo da linha. A Lotus afirma que a versão produz até 171 kg de downforce e vai de 0 a 96 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 280 km/h.

Lotus-Exige-Sport-390
Lotus/Divulgação

Os painéis de fibra de carbono estão presentes no divisor dianteiro, no painel de acesso frontal, teto, difusor, porta traseira inteiriça e asa traseira derivada de corrida. 

Além dos amortecedores Nitron ajustáveis por ​​padrão, o Exige também tem barras estabilizadoras dianteiras e traseiras ajustáveis ​​Eibach e um conjunto de pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 pegajosos, freios AP Racing de quatro pistões e sistema de escapamento de titânio de alto fluxo.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas capa 741

Continua após a publicidade
Publicidade