Vivendo o final do ciclo da atual geração, a dupla Toyota Yaris hatch e sedã já está na linha 2025 desde junho. Não houve qualquer alarde, nem mudanças na dupla, que teve um aumento de preços na ocasião.
Desde então, porém, as vendas cresceram: passaram de uma média ao redor dos 3.400 carros/mês, quando somadas as duas carrocerias, para cerca de 5.200 carros/mês.
O futuro dos Toyota Yaris como conhecemos hoje, porém, segue incerto. Na verdade, o planejamento da Toyota é justamente tirar o hatch e o sedã de linha em 2025, como parte dos preparativos para o lançamento do Yaris Cross, carro que colocará a Toyota no segmento dos SUVs compactos.
Com a chegada do novo modelo, a linha de carros da Toyota deve sofrer alterações. O Yaris Cross chegará com tecnologia híbrida flex e terá como principais adversários o segmento de SUVs compactos, disputando contra VW T-Cross, Hyundai Creta e outros.
Se o hatch e o sedã não saírem de linha, a gama de carrocerias do Yaris poderá dobrar com mais uma opção inédita.
Também para 2025 é esperado o lançamento do Toyota GR Yaris, versão esportiva do hatch, preparada pela Toyota Gazoo Racing sobre a carroceria do Yaris vendido na Europa e no Japão, completamente diferente do carro nacional.
O sucesso da chegada do GR Corolla no ano passado encorajou a Toyota a expandir a sua linha de esportivos no Brasil. Conforme antecipado por Quatro Rodas em agosto, o GR Yaris já chegará ao Brasil reestilizado e com o motor três cilindros 1.6 turbo atualizado para gerar 304 cv e 40,8 kgfm. A tração integral é regra, mas o carro poderá ter câmbio manual de seis marchas ou automático de oito.
O modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre do ano que vem. Ele não substituirá o GR Corolla, que segue disponível por cerca de R$ 419.990. O GR Yaris deverá custar um pouco menos, mas ainda terá um preço bem salgado.
Como são os Toyota Yaris hatch e sedã 2025
Principalmente por conta da chegada do novo SUV, a Toyota não alterou em nada os Yaris hatch e sedã para a linha 2025. Mecanicamente, eles seguem com o mesmo motor 1.5 de 114 cv e 14,9 kgfm, acoplado a um câmbio CVT.
Mesmo as versões básicas, XL, têm sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também há controle de estabilidade e tração, freio ABS, central multimídia de 7” com conectividade Apple CarPlay e Android Auto por cabo, rodas de 15 polegadas com calotas nas versões de entrada e luzes de rodagem diurna (DRL).
A versão XS do Yaris acrescenta sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa, roda de liga leve de 15”, ar digital, banco traseiro rebatível 60:40, computador de bordo de 4,2”, câmera de ré, chave presencial, controle de cruzeiro e lanternas em led.
As versões XLS, topo de linha dos Yaris e Yaris Sedã, têm ar-condicionado digital, teto solar e borboletas para troca de marchas no volante. Nelas o quadro de instrumentos é incrementado por um computador de bordo de 4,2’’.
Preços do Toyota Yaris 2025
- Yaris hatch XL: R$ 99.490
- Yaris hatch XS: R$ 111.990
- Yaris hatch XLS: 123.890
- Yaris Sedan XL: R$ 99.490
- Yaris Sedan XS: R$ 115.490
- Yaris Sedan XLS: R$ 128.590