Latin NCAP divulga novos resultados; Hilux obtém nota máxima

Os últimos testes do Latin NCAP destacaram modelos vendidos no Brasil: Fox, March, Versa e Hilux

Toyota Hilux alcançou nota máxima em segurança para adultos e crianças (/)

O Latin NCAP, que avalia a segurança veicular para modelos novos na América Latina, divulgou nesta terça-feira (15) os resultados dos últimos testes realizados. Os números mostram um importante avanço da indústria quando o assunto é segurança, no entanto, também revelam que ainda há muito a ser melhorado. O grande destaque fica para a oitava geração da Toyota Hilux, que atingiu nota máxima.

Recém-lançada no Brasil, a nova Hilux alcançou cinco estrelas na proteção para adultos e crianças, sendo o destaque da última edição de 2015 do programa de avaliação veicular. O modelo fabricado na Argentina obteve melhores resultados em relação ao fabricado na Tailândia, que não era equipado com o sistema SRI e, assim, foi prejudicado na classificação para crianças. 

Modelos produzidos no Brasil, como o VW Fox e o Nissan March, obtiveram boas pontuações em relação à segurança para adultos. Já para as crianças, os modelos ficaram devendo. No caso do Fox, o instituto destaca a boa proteção para a cabeça dos ocupantes dianteiros e para o peito do passageiro, resultando em quatro estrelas (de cinco). A falta de ancoragem ISOFIX, de cinto de três pontos para o assento central e de desligamento do airbag do passageiro foram os pontos críticos que deixaram o Fox com apenas duas estrelas para proteção infantil.

O March foi ainda pior: quatro estrelas para adultos e apenas uma para crianças. Os motivos são os mesmos do Fox, acrescentando-se a “má sinalização de sinalização de advertência de quando se coloca um sistema de retenção infantil voltado para trás”. O Latin NCAP ressaltou, porém, o reforço estrutural promovido no modelo pela Nissan – a estrutura do March havia sido apontada como instável pelo instituto em testes passados. O sedã Versa fechou a avaliação com quatro e duas estrelas, respectivamente.

Perto de chegar ao Brasil, o Hyundai Creta (ou ix25) foi a principal novidade nos testes do Latin NCAP. O utilitário esportivo recebeu quatro estrelas para adultos e três para proteção infantil. As notas do modelo, porém, poderiam ser melhores: as unidades avaliadas não dispunham de freios ABS, controle eletrônico de estabilidade e lembrete de cinto de segurança para o passageiro dianteiro. O ABS, assim como o airbag duplo, é obrigatório em todos os carros comercializados no Brasil desde o início de 2014.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s