Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lamborghini mostra sistema que muda o alinhamento das rodas em tempo real

Mecanismo que modifica cambagem e alinhamento das rodas do Huracán é nova engenhosidade da Lamborghini para extrair o máximo de seus carros

Por Eduardo Passos
Atualizado em 20 dez 2023, 21h28 - Publicado em 20 dez 2023, 19h49

Enquanto as montadoras investem em tecnologias voltadas para a eletrificação, ainda há espaço para novidades mais “raízes”. É o caso do novo sistema da Lamborghini, que altera a cambagem e o alinhamento das rodas em tempo real.

Ainda exclusivo do Huracán em seu eixo traseiro, o mecanismo une um conceito menos complexo a outro bem mais desafiador. No primeiro caso, se trata do alinhamento das rodas, que varia basicamente com um sistema de esterçamento tal o que vem sendo popularizado em elétricos como o GMC Hummer EV e seu crab mode.

Em termos gerais, ao se alinhar as rodas para fora, de modo divergente, o veículo fica mais arisco e realiza curvas com mais agressividade; o contrário acontece com o alinhamento convergente.

O conceito é simples, mas sua execução...
O conceito é simples, mas sua execução… (Divulgação/Lamborghini)

Em veículos de rua, a tendência é manter as rodas plenamente alinhadas, favorecendo a segurança, economia de combustível e desgaste mais previsível dos pneus. Mas a tecnologia Active Wheel Carrier é feita para as pistas, onde o piloto cuida de segurar a fera e seu V10 enquanto maximiza a performance.

Motor elétrico movimenta as engrenagens em verde e azul, alterando a cambagem do carro
Motor elétrico movimenta as engrenagens em verde e azul, alterando a cambagem do carro (Divulgação/Lamborghini)

No caso da cambagem, estamos falando da inclinação das rodas em relação ao solo: uma cambagem neutra consiste em rodas perfeitamente perpendiculares, enquanto a cambagem negativa, mais comum no automobilismo, as traz para dentro. A cambagem positiva, obviamente, é o contrário.

Alinhamento convergente (esq.) e divergente (dir.)
Alinhamento convergente (esq.) e divergente (dir.) (MotorTrend/Reprodução)

O ajuste negativo, no somatório de forças, favorece a aderência em curvas, pois os pneus inclinados dessa forma maximizam o atrito para o lado de fora do movimento. Por isso, a maioria dos carros de rua têm cambagem em torno de -0,5 a -1º. 

Continua após a publicidade

O Huracán com AWC, porém, pode variá-la entre -5,5º e -2,5º. A aderência em curvas cresce junto com a inclinação, mas, ao mesmo tempo, perde-se aceleração nas retas. Em carros como os de F1, a cambagem (fixada antes da corrida) leva em conta aspectos como a proporção de retas e curvas do circuito. No caso do Hurácan, dá para modificá-la em tempo real aproveitando o melhor de dois ajustes.

Nos carros de Fórmula 1 fica notável a cambagem negativa, com as rodas inclinadas
Nos carros de Fórmula 1 fica notável a cambagem negativa, com as rodas dianteiras inclinadas “para dentro” (Getty Images/Red Bull Racing)

O mecanismo que realiza os ajustes é visualmente simples, e a ideia já era trabalhada há algum tempo pela Audi, irmã da Lamborghini. A grande sacada aqui, porém, é o motor elétrico pequeno mas poderoso que vai em cada roda e consegue alterar os parâmetros em frações de segundos. 

Tecnologia chegará em breve aos carros de série, mas ainda sem data exata
Tecnologia chegará em breve aos carros de série, mas ainda sem data exata (Divulgação/Lamborghini)

Tudo funciona em sincronia com outros sistemas, tais como a aerodinâmica ativa do superesportivo e controles de tração e estabilidade. Isso maximiza o efeito da novidade, que nos primeiros testes reduziu tempos de volta de pilotos profissionais em quase 3 segundos.

Continua após a publicidade

Outras possibilidades do invento incluem o uso de pneus de compostos na frente e atrás, maximizando a performance, além de geometrias incomuns de suspensão que seriam exploradas em tempo real. Não há, entretanto, uma data para que o AWC seja oferecido nos Lamborghini de rua.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.