PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Kombi pode ganhar sobrevida de dois anos; VW não confirma

Lei que obriga ABS e airbag entraria em vigor só em 2016

Por Vitor Matsubara
Atualizado em 9 nov 2016, 12h55 - Publicado em 11 dez 2013, 16h31
fabricantes

A Volkswagen pode dar uma sobrevida de até dois anos para a Kombi. Isso porque o governo brasileiro deve adiar a obrigatoriedade de airbag duplo e freios ABS para os veículos fabricados no Brasil.

A lei previa que todos os automóveis feitos no país a partir de janeiro de 2014 deveriam sair de fábrica com estes equipamentos. Com isso, modelos como Fiat Mille, VW Gol G4 e, claro, a veterana Kombi deixariam de ser produzidos. No entanto, um pedido feito pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Rafael Marques, à presidente Dilma Rousseff teria iniciado o possível adiamento. As autoridades alegaram que o fim da produção dos modelos da Volkswagen resultaria na demissão de até quatro mil funcionários.

A possibilidade de adiamento ganhou força após o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter praticamente confirmado que a obrigatoriedade deve ser postergada para 2016. “Possivelmente vamos adiar a entrada em vigor. Passaria para 100% e provavelmente vamos diferir isso em um ou dois anos. Ainda não fechamos a proposta, vamos fazê-lo na terça-feira”, declarou Mantega à Agência Estado.

Consultada pela reportagem de QUATRO RODAS, a assessoria de imprensa da Volkswagen afirmou que ainda não há nenhuma definição do possível fim ou retomada da produção da Kombi.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.