Carros da marca dominam as garagens em Avenida Brasil
Por Pedro Henrique Araújo
Atualizado em 19 mar 2024, 13h52 - Publicado em 17 out 2012, 16h13
Nos últimos meses, não é nada incomum aparecerem clientes perguntando pelo carro do Tufão ou da Carminha nas concessionárias da Kia. Quem acompanha a novela Avenida Brasil, que vem batendo recordes de audiência da Rede Globo e que termina esta semana, sabe que estamos falando das personagens de Murílio Benício e de Adriana Esteves, que respectivamente utilizam um Sorento e um Optima em seu dia a dia na trama.
A aparição dos modelos na novela é fruto de uma ação de merchandising que é uma das prioridades na estratégia da Kia Motors. “Dentro do contexto de uma novela, o impacto é sobre todos que estão assistindo, diferente do que acontece nos horários dos comerciais”, diz José Luiz Gandini, presidente da Kia no Brasil. “A novela, ainda, tem a vantagem de mostrar o carro de forma contextualizada.”
Gandini não revela o valor investido na parceria com a Globo, mas se mostra bastante satisfeito com o resultado – até porque esse tipo de ação vem sendo realizado desde 2008. “Há ações pontuais de merchandising em dias específicos, mas os carros aparecem em quase todos os episódios”, explica o presidente. Apesar do contrato de exclusividade, nos últimos capítulos uma BMW tem aparecido para dar mais realidade à novela, pilotada pelo jogador do Flamengo Wallerson (Gabriel Chadan). “A trama não pode ter 100% de carros de uma única marca. De qualquer forma, os carros de outras marcas que aparecem na novela não são nossos concorrentes diretos.”
Há dois anos, na novela Passione, a atriz Tammy Di Calafiori estava ao volante de um Picanto amarelo, que virou a combinação mais procurada nas concessionárias. “É sempre assim, a cor do carro na TV acaba sendo a cor mais vendida nos dias seguintes”. comenta Walter Raucci, proprietário de três concessionárias da Kia em São Paulo. “Não da para mensurar exatamente o retorno desta ação em vendas, mas tenho certeza que o carro que está na novela vira o mais requisitado em nossas lojas.
Continua após a publicidade
Este tipo de ação não é exatamente uma grande novidade. O primeiro registro é de 1969, na novela Beto Rockfeller da TV Tupi, na qual um dos personagens se curava de suas ressacas tomando um antiácido efervescente da Bayer. Dentre os automóveis, a propaganda mais famosa é a ação promovida pela Ford com o Escort XR3 conversível, usado por Diná, personagem de Christiane Torloni na novela A Viagem, de 1994. Sonho de consumo no início da década de 90, o modelo representava o alto poder aquisitivo da socialite.
1. Avenida Brasil
zoom_out_mapA Kia Motors resolveu pegar carona no sucesso da novela Avenida Brasil e o resultado é que vários personagens usam os carros da empresa coreana na trama; veja a seguir qual veículo cada personagem dirige |
1/9 A Kia Motors resolveu pegar carona no sucesso da novela Avenida Brasil e o resultado é que vários personagens usam os carros da empresa coreana na trama; veja a seguir qual veículo cada personagem dirige | (divulgação)
A Kia Motors resolveu pegar carona no sucesso da novela Avenida Brasil e o resultado é que vários personagens usam os carros da empresa coreana na trama; veja a seguir qual veículo cada personagem dirige |
2. Avenida Brasil
zoom_out_mapO jogador de futebol Tufão (Murilo Benicio) e sua mãe, Muricy (Eliane Giardini), andam de Sorento | Leia mais
2/9 O jogador de futebol Tufão (Murilo Benicio) e sua mãe, Muricy (Eliane Giardini), andam de Sorento | Leia mais (divulgação)
O jogador de futebol Tufão (Murilo Benicio) e sua mãe, Muricy (Eliane Giardini), andam de Sorento | Leia mais
3. Avenida Brasil
zoom_out_mapA vilã Carminha (Adriana Esteves) desfila a bordo de um Optima | Leia mais
3/9 A vilã Carminha (Adriana Esteves) desfila a bordo de um Optima | Leia mais (divulgação)
A vilã Carminha (Adriana Esteves) desfila a bordo de um Optima | Leia mais
4. Avenida Brasil
zoom_out_mapAmante de Carminha, Max (Marcello Novaes) andava de Cadenza antes de ser assassinado | Leia mais
4/9 Amante de Carminha, Max (Marcello Novaes) andava de Cadenza antes de ser assassinado | Leia mais (divulgação)
Amante de Carminha, Max (Marcello Novaes) andava de Cadenza antes de ser assassinado | Leia mais
5. Avenida Brasil
zoom_out_mapPai de Tufão, Leleco (Marcos Caruso) prefere a praticidade da minivan Kia Carnival | Leia mais
5/9 Pai de Tufão, Leleco (Marcos Caruso) prefere a praticidade da minivan Kia Carnival | Leia mais (divulgação)
Pai de Tufão, Leleco (Marcos Caruso) prefere a praticidade da minivan Kia Carnival | Leia mais
6. Avenida Brasil
zoom_out_mapIvana (Leticia Isnard), filha de Leleco e Muricy, escolheu a Carens | Leia mais
6/9 Ivana (Leticia Isnard), filha de Leleco e Muricy, escolheu a Carens | Leia mais (divulgação)
Ivana (Leticia Isnard), filha de Leleco e Muricy, escolheu a Carens | Leia mais
7. Avenida Brasil
zoom_out_mapFilho de Tufão, Jorginho (Cauã Reymond) usa um Sportage | Leia mais
7/9 Filho de Tufão, Jorginho (Cauã Reymond) usa um Sportage | Leia mais (divulgação)
Filho de Tufão, Jorginho (Cauã Reymond) usa um Sportage | Leia mais
8. Avenida Brasil
zoom_out_mapAssistente em um salão de cabeleireiro, Olenka (Fabíula Nascimento) dribla o trânsito com um Kia Picanto | Leia mais
8/9 Assistente em um salão de cabeleireiro, Olenka (Fabíula Nascimento) dribla o trânsito com um Kia Picanto | Leia mais (divulgação)
Assistente em um salão de cabeleireiro, Olenka (Fabíula Nascimento) dribla o trânsito com um Kia Picanto | Leia mais
9. Avenida Brasil
zoom_out_mapO crossover Soul é o escolhido dos ex-jogadores Iran (Bruno Gissoni) e Leandro (Thiago Martins) | Leia mais
9/9 O crossover Soul é o escolhido dos ex-jogadores Iran (Bruno Gissoni) e Leandro (Thiago Martins) | Leia mais (divulgação)
O crossover Soul é o escolhido dos ex-jogadores Iran (Bruno Gissoni) e Leandro (Thiago Martins) | Leia mais
Publicidade
Quatro Rodas no YouTube
Mitsubishi Triton 2025 abandona nome L200 e está MAIS POTENTE QUE HILUX com 2.4 biturbo
No Japão, usava os nomes Forte e Strada, enquanto o resto do mundo conhecia essa picape como Mitsubishi L200. Foi com essa identidade que ela chegou ao Brasil, em 1992. O que ninguém poderia imaginar é que o nome Triton, que surgiu para identificar a quarta geração, em 2006, se tornaria mais forte. Prazer, esta é a nova Mitsubishi Triton.
A ASSINATURA ABRIL FICOU AINDA MAIS COMPLETA!
Acesso ao acervo de Veja, Quatro Rodas, Claudia, Super e outros títulos Abril, além do conteúdo digital completo.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.