Após ter seu design revelado, agora todas as informações do Kia EV9 foram divulgadas. O SUV elétrico de três fileiras será o próximo modelo a utilizar a plataforma e-GMP, que também está presente no ‘irmão’ Kia EV6 e nos Hyundai Ioniq 5 e 6.
O visual foi a primeira parte revelada pela Kia, há pouco mais de uma semana. O EV9 conserva muito do que vimos na sua versão conceito, sendo bem futurista e parrudo, com linhas bem quadradas. Já as rodas são fechadas para melhorar a aerodinâmica e podem ter de 19’’ a 21’’.
Haverá também uma variante GT-Line, que modifica apenas a aparência dos para-choques para deixar o SUV levemente mais esportivo e adiciona a grade digital, com Leds atrás da carroceria, que podem mudar seu desenho de acordo com o gosto do condutor.
Por dentro, embora a marca diga que tenha usado materiais de luxo e alta qualidade, os fãs não ficaram contentes, justamente por esperarem mais requinte. O destaque vai para os bancos da segunda fileira, que podem girar em 180° e a terceira tela de 5’’. No mais, ela é bem semelhante ao do EV6.
Agora, de maneira oficial, temos a confirmação das suas dimensões. São 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 de altura. A distância entre-eixos é de 3,10 m, o que significa que o EV9 supera a versão padrão do Cadillac Escalade.
Também está oficializado o trem de força do EV9. Na versão ‘Long Range’, focada no maior alcance, o SUV terá bateria de 99,8 kWh e apenas um motor traseiro, com modestos 203 cv e 35,7 kgfm. Essa será a versão mais lenta do carro, indo de 0 a 100 km/h em 9,4 s. Em compensação, tem autonomia de 541 km com apenas uma carga.
Na sequência, vem a versão padrão. Essa tem uma bateria menor, de 76,1 kWh, e também está equipada com motor exclusivamente traseiro. A diferença é que ele foi ajustado para entregar até 218 cv e os mesmos 35,7 kgfm. Com isso, seu tempo de 0 a 100 km/h cai para 8,2 s. Essa versão não teve seu alcance especificado.
No topo da gama, está a versão com tração integral e dois motores. Ela usa o mesmo pacote de bateria da versão Long Range, mas sua autonomia é reduzida e não foi divulgada. O que sabemos, é que com dois motores o EV9 chega aos 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h cai para 6 s.
Graças à arquitetura de 800 volts, carregador não será um problema. Usando carregadores ultra rápidos, em apenas 15 minutos é possível recuperar 239 km de autonomia. O EV9 também terá o sistema Vehicle 2 Load (V2L), sistema que permite que o EV9 alimente computadores, geladeiras e outros eletrônicos. Futuramente, será adicionada uma função que permitirá ao proprietário vender energia de volta para a rede elétrica.
Essa e outras atualizações poderão ser feitas pela internet, graças à Kia Connect Store. Na loja virtual da marca, os proprietários poderão encontrar aplicativos e serviços pagos, como um streaming de músicas e vídeos e sistema de estacionamento remoto. Haverá também uma opção “Boost”, que desbloqueia mais torque para o motor, chegando aos 71,4 kgfm. No entanto, não foi informado quanto será cobrado pela opção ou se será um serviço de assinatura.
Mesmo sem divulgar os preços, as vendas do EV9 começam agora no terceiro trimestre na Coreia do Sul. Em outros mercados, como EUA e China, as reservas poderão ser feitas a partir do segundo semestre. Para 2025, a Kia já prepara uma versão GT, com desempenho realmente esportivo.