A Kia lança seu novo carro elétrico na América do Sul. Trata-se do Kia EV9, um SUV que já vem ganhando manchetes por aqui há algum tempo, não só por seu tamanho avantajado ou por ter sido confirmado no Brasil, como também pela revolução elétrica que está acontecendo na marca.
O EV9 é o maior integrante até o momento da mais nova família de elétricos da Kia. Além dele, a montadora também já criou outros membros como os mais recentes EV3 e EV4, além do EV5 e EV6, esse último que estava prometido para chegar ao Brasil ainda em 2023, mas deverá atrasar um pouco.
O SUV tem configurações para sete ou seis passageiros e espaço não vai faltar. São 5 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e 3,10 de entre-eixos. O foco no conforto é tão grande, que a Kia irá disponibilizar quatro tipos de assentos para a segunda fileira.
O primeiro é o mais tradicional com 3 lugares e disponível nas versões de passageiro. O segundo é do tipo “básico”, como informou a Kia, e não deve ter nada de muito interessante. Já o terceiro é do tipo “relaxamento” e pode vir com ou sem a função de massagem, e se destacam por poderem reclinar totalmente, assim como os bancos dianteiros. Enquanto o último é giratório com dois assentos independentes que podem girar em até 180 graus.
Por fora, seu visual quadradão até remete ao antigo Kia Soul, mas aqui a proposta é totalmente diferente. O EV9 passa a sensação de ser parrudo e resistente, para combinar com sua proposta um pouco mais off-road — não é por menos que a montadora escolheu o deserto do Atacama, no Chile, para fazer o lançamento do SUV.
Mas o charme maior é a nova linguagem visual implementada pela Kia na família EV. A tradicional grade “nariz de tigre” ainda está, mas foi repaginada para a era dos elétricos, afinal, eles dispensam uma grade aberta como a dos carros a combustão. Agora, ela é a “face de tigre digital”, como chama a marca, e é composta pelo conjunto óptico do EV9 que une os faróis verticais com os pequenos DLRs de LED em forma de pequenos pontos de luz.
Já na traseira, as luzes seguem o padrão fino e vertical dos faróis e se estendem desde o meio do para-brisas traseiro, até a metade do porta-malas. As rodas tem um design futurista de quatro raios e combinam com o visual robusto do SUV e podem ser de 19, 20 ou 21 polegadas.
Sobre o trem de força, a Kia destaca que o EV9 é feito sobre a mesma plataforma E-GMP, capaz de fornecer uma autonomia de até 497 km pelo ciclo WLTP. Ela também fornece uma arquitetura de 800 volts, permitindo que o carro use carregadores ultrarrápidos para recuperar 239 km de alcance em apenas 15 minutos.
A Kia ainda não confirmou qual ou quais versões teremos no Brasil. Mas julgando pelo alcance, tudo indica que seja a topo de linha GT, que estava presente durante a apresentação no deserto do Atacama. Ela vêm com bateria de 99,8 kWh e dois motores elétricos, um em cada eixo para garantir tração integral. A potência combinada é de 383 cv e 61,18 kgfm e o tempo de 0 a 100 km/h é de 6 s.
Esse é a mesma bateria oferecida na versão mais básica, Long Range, que tem apenas um motor e 203 cv. Como o nome sugere, ela foca em alcance, permitindo rodar até 541 km com apenas uma carga. A versão intermediária é a única com bateria de 76,1 kWh e entrega 218 cv com seu motor traseiro.
Para segurança, o EV9 terá um pacote bem completo de assistentes de condução, com sensor de tráfego cruzado com prevenção de colisão, assistente de manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego e controle de cruzeiro adaptativo. A Kia também afirma que o EV9 traz uma exclusiva tecnologia de estrutura de conexão do pilar B, que apresenta uma barreira de colisão estendida e uma sobreposição da soleira lateral, aumentando ainda mais a proteção não só para os ocupantes, como também para as baterias.
Ainda sem preços, o Kia EV9 não demora a chegar, sendo confirmado para o primeiro semestre de 2024. Resta saber se ele chegará antes do seu irmão, EV6, ainda não deu indícios de seu lançamento.