A Kia revelou o novo EV3, o modelo mais recente de sua gama de carros totalmente elétricos que será oferecido para diversos mercados globais.
O modelo de produção do SUV compacto da Kia se parece muito com o conceito do ano passado, adotando detalhes modernos introduzidos pelo carro-chefe da marca, o EV9.
O visual não tem muita novidade, o carro mantém o padrão da identidade visual dos últimos lançamentos da Kia, com faróis em LED, capô plano, carroceria robusta e design futurista. Além da versão básica, a Kia também mostrou a nova variante GT-Line, que possui para-choques mais esportivos e rodas de liga leve com visual diferente.
Por seu tamanho e equipamentos, a Kia pretende adentrar e competir no segmento de B-SUV (subcompactos), principalmente na Europa. Os maiores rivais para o EV3 são o Peugeot E-2008, Volvo EX30, Mini Aceman e o Smart #01.
Na cabine, o EV3 também segue o padrão Kia, trazendo design minimalista e ao mesmo tempo futurista, com muita tecnologia. O painel é composto por uma grande tela única de 29,6 polegadas total que é divida para três funcionalidades.
A primeira é o painel de instrumentos digital com 12,3 polegadas, o segundo um display central de infoentretenimento também de 12,3 polegadas e, posicionado entre os dois anteriores, há uma pequena tela de 5 polegadas responsável pelo controle de clima do carro.
A marca também adotou a prática de colocar poucos botões, portanto a maioria está posta no volante e há alguns poucos controles físicos no painel. Mas para surpir esta ausência, o sistema operacional do carro está equipado com controle de voz aprimorado por IA.
O interior também possui algumas funcionalidades, incluindo uma unidade central entre os bancos dianteiros com uma mesa deslizante que pode ser utilizada como espaço de trabalho. O porta-malas também possui uma grande capacidade de 460 litros e há ainda um compartimento dianteiro de 25 litros.
Antes mesmo de falar sobre a motorização, o destaque vai para a autonomia. O modelo vem montado na plataforma E-GMP de 400 Volts da marca e oferece configurações com um único motor elétrico e dois tamanhos de bateria no lançamento. O modelo básico vem equipado com uma bateria de 58,3 kWh de capacidade gerando uma autonomia de até 410 km no ciclo WLTP.
Para a versão de bateria maior, com 81,4 kWh de capacidade, a autonomia tem um grande aumento, sendo de 600 km. Além disso, esta bateria maior pode ser carregada de 10% a 80% em cerca de 31 minutos em um carregador rápido, considerando uma taxa de carregamento de 128 kW.
O único motor elétrico citado gera 201 cv de potência e 28,8 kgfm. Nessa configuração, o SUV pode acelerar até os 100 km/h em apenas 7,5 segundos e possui uma velocidade máxima de 170 km/h.
O novo Kia EV3 será inicialmente introduzido em seu mercado local, na Coreia, em julho deste ano. Em seguida, o modelo irá para a Europa já no segundo semestre deste ano e mais para frente para a América do Norte. Nos EUA, o valor previsto para o modelo é de cerca de US$ 30.000 (R$ 154.000). Não há nada confirmado sobre a vinda do SUV para mercados emergentes, como o Brasil.