Com atraso de poucos meses em relação ao seu lançamento na Europa, chega ao Brasil o modelo top de linha da Kawasaki, a Ninja ZX-14R, que por aqui será chamada de 2013, trazendo como principal novidade um motor inteiramente renovado e que teve a sua capacidade ampliada de 1352 cc para 1441 cc.
A potência também ganhou 7 cavalos extras, passando de 203 cv para os atuais 210 cv a 10.000 rpm com torque de 15,7 mkgf a 7.500 rpm. O motor de quatro cilindros em linha ganhou 4mm de curso buscando melhorar a performance em baixas ou médias rotações, além de pistões mais leves, novas medidas de válvulas e aumento na taxa de compressão.
A nova ZX-14R dispõe de controle de tração com três módulos que pode ser desligado, além de dois mapeamentos de potência: um com entrega total e outro que utiliza apenas 75% de toda sua capacidade.
No visual poucas mudanças, basicamente no conjunto ótico, nos escapamentos e nas aletas da carenagem mudaram de posição e foram ampliadas para permitir uma melhor ventilação do propulsor e dissipação do calor que ele gera. Já as rodas receberam um novo composto mais resistente e ficaram 1,4 kg mais leves.
A Ninja ZX-14R chega na cor preta sem ABS por 56.990 reais e na verde, com ABS, por 60.990 reais.