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Jeremy Clarkson: a Ferrari GTC4Lusso deveria vir com um pedestal

Enfim, a GTC4Lusso substitui a velha FF, que era uma porcaria. Ou, como um alto funcionário da Ferrari disse: “É, não foi nosso melhor momento”

Por Jeremy Clarkson
Atualizado em 9 mar 2018, 16h14 - Publicado em 24 jan 2018, 20h35
Ferrari GTC4Lusso
Tração integral: solução complexa para um problema que não existia (Divulgação/Ferrari)

Eu nunca li a Bíblia. Eu tentei, mas, depois de um tempo, perdi a vontade de viver. E é a mesma coisa com Shakespeare. Você sabe que ninguém vai falar “protejam o perímetro” e, mesmo que alguém dissesse, levaria quatro horas para expressar isso. E você precisaria de um professor por perto para explicar o que eles estavam falando.

Mas, quando se trata de literatura que é impossível de entender ou digerir, não há como superar um comunicado de imprensa da Ferrari. Deixe-me dar um exemplo. “A cabine sofisticada e refinada foi projetada completamente em função dos seus ocupantes.”

Sério? Eu pensava que ela tinha sido projetada parcialmente em função dos ocupantes e parcialmente para o carrinho do vendedor de cachorro-quente.

Agora o comportamento dinâmico: “O sistema 4RM Evo é mais preciso do que nunca. Em particular, o gerenciamento do torque frontal foi melhorado em todas as situações, mas especificamente em termos da vetorização de torque baseada no SS4”.

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Esse tipo de conversa fiada pode funcionar bem em uma conferência de tubulações industriais, mas é sobre uma Ferrari que estamos falando. E não há espaço nesse mundo para tecnobaboseira árida de engenharia. A Ferrari precisa entender isso. Eu não preciso de infindáveis páginas de Shakespeare com discursos militares. Porque a foto que acompanha o texto diz muito mais.

A foto que veio no comunicado de imprensa era de um carro tão lindo que me perseguiu à noite. Ela é chamada de GTC4Lusso, e sua melhor descrição seria uma perua esportiva de três portas. Eu sou fanático por carros assim. Nunca houve um ruim. O Lancia HPE, o Volvo P1800 ES e o Reliant Scimitar. Todos eram tremendos, mas essa Ferrari superou a turma toda.

Ferrari GTC4Lusso
Por dentro ou por fora, não interessa. Ela é linda! (Divulgação/Quatro Rodas)

É o carro mais bonito que já vi na vida. Eu pus a foto na parede do meu escritório e passei um longo tempo contemplando-a. E deixei a equipe de produção maluca, imaginando razões idiotas para colocá-la na próxima temporada de The Grand Tour. Eles diziam que deveríamos fazer algo sobre hatches e eu sugeri a Ferrari. Eu a sugeri para tudo. E fui voto vencido sempre. 

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E posso entender o porquê. Este carro é o substituto da velha FF, que era uma porcaria. Ou, como um funcionário de alto escalão da Ferrari colocou: “É, não foi nosso melhor momento”. Eu a testei em um lago congelado na Suécia, e não consegui acreditar como ela perdia em todos os aspectos para o Bentley Continental GT, bem mais barato.

Também não podia crer que sua tração 4×4 fosse tão desnecessariamente complicada. Porque as rodas traseiras são impulsionadas por um eixo vindo da parte de trás do motor e as da frente recebem potência do outro eixo, que sai da frente do propulsor.

Ou seja, ela precisava de duas caixas de câmbio. Depois das portas do BMW Z1, foi a solução técnica mais complexa para um problema que não existia. E não funcionou.

Meu colega James May conhece a FF bem e não acredita que ela tem tração nas quatro rodas. Ele até olhou por baixo, mas ainda não consegue entender a coisa. De fato, ele foi quem bateu o pé mais forte para que a substituta da FF não aparecesse no nosso programa. Nunca.

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Ferrari GTC4Lusso
Por dentro da GTC4Lusso. Os botões das luzes, dos limpadores e dos piscas estão no volante (Divulgação/Quatro Rodas)

Tentei explicar que a GTC4Lusso tem uma versão V8 e com tração só em duas rodas. Não adiantou: perdi a discussão. E agora estou bastante feliz.

Eu pedi emprestada a versão V12 com tração integral e não podia esperar por esse dia. Eu queria muito vê-la ao vivo. Para ver se ela era tão linda quanto na foto. E fiquei um pouco decepcionado: ela foi deixada em um pequeno estacionamento perto de casa e eu não conseguia me afastar o suficiente para ver todas suas linhas de uma só vez.

Mas isso não era problema. Eu ia para o interior da Inglaterra, onde haveria vários espaços para observá-la em toda sua glória. Mas foi por pouco. Como esse carro é grande! Se quiser ver a macchina inteira, você terá de estacioná-la no campo e andar para longe por uns 10 minutos.

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O que é estranho é que ela tem basicamente a mesma carroceria da velha e terrível FF. Mas alguns poucos retoques inteligentes na grade, nas aberturas da asa dianteira e nas rodas a transformaram.

Ferrari GTC4Lusso
Sua melhor descrição seria uma perua esportiva de três portas (Divulgação/Ferrari)

O interior é igualmente sensacional – talvez porque tenha sido projetado com os ocupantes em mente. Sim, ela tem os problemas de sempre das Ferrari. Os botões das luzes, dos limpadores e dos piscas estão no volante.

Mas – e adorei isso – há um segundo painel na frente do passageiro. Ele também permite escolher se quer que seja exibido o conta-giros, o GPS ou um milhão de outras coisas. É brilhante. 

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Bem, mas vamos parar um momento para rir do preço. A versão básica custa 230.430 libras (R$ 1 milhão), mas o carro de teste tinha alguns opcionais. Apple CarPlay por 2.400 libras; pinças de freio azuis a 1.178; cobertura para a soleira da porta em carbono por 4.992 e um teto de vidro por 11.520 libras (R$ 50.700). Ha ha ha ha!

Então, como é dirigi-la? Na verdade, não tão empolgante quanto você poderia imaginar. É claro, com um V12 de 6,3 litros, ela não é lerda, e sendo uma Ferrari também não é sem graça. Mas não é excepcional.

Não faz com que os pelos da nuca fiquem de pé. Dito isso, na cidade ela é dócil e silenciosa – ao contrário de todas a pessoas atrás de você, que estão bravas e buzinando porque você está dando ré de novo, pois seu carro é largo demais.

Se você for membro de um clube de esqui e precisa de uma Ferrari porque ela faz parte do uniforme, seria tentador comprar uma GTC4Lusso. Afinal, ela tem tração nas quatro rodas. Mas nunca fui a uma estação de esqui onde ela pudesse se encaixar. Aspen, talvez.

E se você não vive em uma estação de esqui, por que iria querer um sistema de tração nas quatro rodas que só funciona realmente a 6 km/h na neve? Não, você não iria.

Você compraria a versão V8 sem tração integral. Mas essa tem o mesmo tamanho, então voltamos à estaca zero. Existem alguns poucos lugares na terra em que um carro desse tamanho funciona: Dubai, Los Angeles e, bem… 

Provavelmente o melhor, então, é não pensar nela como um carro. Mas como um ornamento de jardim. A escultura mais linda de todos os tempos. E isso é o que eu faria: pouparia o dinheiro dos acessórios e o gastaria em um pedestal.

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