Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jeep Grand Cherokee CRD

Para ganhar vendas, marca aposta no motor 3.0 diesel e ampla lista de itens de série

Por Márcio Murta
Atualizado em 9 nov 2016, 12h16 - Publicado em 15 fev 2013, 21h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • lancamentos

    Quando chegou no mercado Brasileiro em 1994, ainda na primeira geração, o Jeep Grand Cherokee reinava solitário no segmento dos Utilitários Esportivos Premium — só ele representava o segmento por aqui na época. Pouco mais de duas décadas depois, o mercado de SUV ganhou diversos competidores de alto nível, e a Jeep investiu em um novo atributo para buscar maior número de vendas do Grand Cherokee: um motor 3.0 V6 24V turbo diesel, que chega no modelo por R$ 219.900.

    Com potência máxima de 241 cv a 4.000 RPM e torque de 56 mkgf entre 1.800 e 2.800 rpm, câmbio automático de cinco marchas e sistema de tração integral com reduzida e controle adaptativo, a Jeep diz que o Grand Cherokee enxerga como potenciais concorrentes BMW X5 xDrive35i (R$ 299.500), Mercedes-Benz ML 350 Bluefficiency Sport (R$ 335.000) e VW Touareg 3.6 V6 (R$ 254.139), mas mira principalmente em modelos como Mitsubishi Pajero Full (R$ 173.990)de Land Rover Discovery 4 S (R$ 243.900).

    A aposta da Jeep, no entanto, não recai somente sobre a motorização. Seu maior atrativo, na realidade, é a ampla lista de itens de série. O modelo oferece ar-condicionado digital de duas zonas, sete airbags, faróis bi-xenon com regulagem automática, banco do motorista e passageiro com regulagem elétrica, câmera de estacionamento, freios antitravamento, controle de estabilidade, revestimento interno em couro, travas, retrovisores e vidros elétricos, sistema de som MyGIG com touch Screen de 6,5″, monitor de pressão dos pneus, teto solar, entre outros.

    Na estrada e na lama

    A primeira impressão a bordo do no Jeep Grand Cherokee é positiva: embora não ofereça o melhor nível de acabamento da categoria, o interior passa longe de termos como “mal acabado” ou “frio”. O sistema de som oferece reproduções com altíssima qualidade e agrada os apreciadores de bons acordes, enquanto a área envidraçada e espelhos retrovisores grandes oferecem boa visibilidade.

    Continua após a publicidade

    Na hora de colocar os 2.347 kg do Grand Cherokee CRD, o motor turbodiesel responde bem, embora o câmbio automático hesite um pouco na hora de realizar reduções. Nas trilhas leves percorridas no evento, o sistema de tração mostrou bom funcionamento.

    Segundo a Jeep, o Grand Cherokee CRD realiza consumo médio de 9,7 km/l em ciclo urbano e 13,9 km/l em ciclo rodoviário. Com o consumo médio combinado de 12 km/l e o tanque de combustível com 93 litros de capacidade, o SUV pode percorrer até 1.122 km antes de precisar de reabastecimento, segundo a marca.

    Ao trafegar em estradas a suspensão mostrou boa dose de conforto, mas permite com que a carroceria oscile demasiadamente em mudanças de direção ou na hora de transpor irregularidades na pista. Não é um comportamento inaceitável, mas fica distante de ser uma referência.

    Com a aposta em um bom custo-benefício, o Grand Cherokee CRD surge com uma alternativa interessante no mercado. Pena que o prazer ao dirigir e comportamento ao volante não condizem totalmente com o visual do modelo.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.