PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Japão autoriza uso de câmeras no lugar dos espelhos retrovisores

Entenda os prós e contras do uso da tecnologia no lugar dos retrovisores convencionais

Por Diego Dias
Atualizado em 23 nov 2016, 21h19 - Publicado em 6 jul 2016, 14h18
BMW i8
Câmera no retrovisor do protótipo do BMW i8 ()

Comumente encontrado em conceitos apresentados em Salões do Automóvel por todo o mundo, as câmeras que substituem (e não apenas complementam) os espelhos retrovisores podem estar cada vez mais próximos dos modelos de rua. No Japão, o Governo já regulamentou os chamados “retrovisores digitais”, o que possibilitará o investimento de algumas empresas nesse nicho de mercado.

A substituição dos espelhos retrovisores convencionais por câmeras teria como principais benefícios a redução no consumo de combustível por conta do menor arrasto aerodinâmico do veículo, além de melhorar a segurança em relação aos pedestres, já que seria um componente a menos para se chocar num eventual atropelamento.

Outra vantagem desse sistema é que ele pode melhorar a imagem digitalmente, compensando falta de brilho e de luz, permitindo melhor visibilidade em condições noturnas e de chuva. As imagens também podem ser reproduzidas em diversas opções de tela (no painel de instrumentos, no console, no local do espelho de teto…) As câmeras capturam um maior ângulo de visão, captando também os pontos cegos normalmente invisíveis em espelhos. Quando em uso, elas oferecem uma ampla visão de 160 graus da parte traseira do veículo, eliminando pontos cegos comuns como os das colunas “C”.

Continua após a publicidade

No entanto, no espelho retrovisor tradicional, esses pontos visíveis da parte traseira do carro são também pontos de referência para se ter noção de tamanho e espaço do veículo, ajudando na condução e manobras. Outro problema é que, com o veículo desligado ou com uma possível falha no equipamento, não seria possível ver o que há na parte de trás (o que não ocorre com o espelho convencional). Com a câmera, seria necessária também uma adaptação dos motoristas para se acostumar com a imagem digital em substituição aos espelhos.

Até o momento, nenhuma montadora anunciou que irá de fato adotar câmeras no lugar dos espelhos retrovisores. Mas mesmo no Brasil já existem modelos com câmera de visão 360 graus para auxílio em manobras, a exemplo do Nissan Kicks, Citroën C4 Picasso e modelos da BMW e Mercedes-Benz.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.