A chegada do ano novo significa também uma nova despesa para os donos de carro: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).
A cobrança, na maioria dos estados, tem início no mês de janeiro e a data de vencimento varia de acordo com o final da placa do veículo.
Há ainda a possibilidade do pagamento do imposto em parcela única, com desconto na maioria dos casos, ou a quitação em parcelas.
A alíquota do IPVA é definida sobre a base de cálculo atribuída ao veículo. O valor varia de acordo com a categoria do veículo: transporte de passageiros, motocicletas e picapes, por exemplo.
Veja como será o cronograma nas principais Unidades Federativas do país:
São Paulo
No estado de São Paulo, donos de veículos com placa final 1 têm até o dia 9 de janeiro para fazerem o pagamento. O desconto para quem escolher efetuá-lo em parcela única é de 3%.
A quitação pode ser feita via boleto bancário ou cartão de crédito. Mais informações podem ser encontradas no portal da Secretaria da Fazenda.
Rio de Janeiro
Os donos de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro começarão a pagar o IPVA no próximo dia 21 e, assim como em São Paulo, poderão optar por pagamento único, com desconto de 3%, ou em três parcelas.
O pagamento deve ser efetuado apenas em dinheiro em qualquer agência bancária. A guia de recolhimento poderá ser obtida a partir do próximo dia 10 com o código Renavam do veículo na página do Banco Bradesco ou da Secretaria da Fazenda.
Minas Gerais
Em Minas Gerais, a boa notícia para os condutores é que a base de cálculo para a cobrança diminuiu 2,96% em relação ao ano passado devido a desvalorização dos veículos.
Soma-se ao percentual, mais 3% de desconto se o motorista optar por pagar em parcela única na data do vencimento e outros 3% caso o pagamento dos IPVAs de 2018 e 2019 tenham sido pagos em dia.
Rio Grande do Sul
–Diferente da maioria dos estados, o Rio Grande do Sul adotou datas do mês de abril como o vencimento do IPVA. Entretanto, os motoristas que efetuarem o pagamento até 31 de março terão desconto de até 22,40%.
Quem optar pelo pagamento parcelado deverá efetuar a quitação da primeira parcela até 31 de janeiro e terá desconto regressivo de 3% na primeira parcela até 1% na última.
Bahia
Na Bahia, o IPVA terá redução média de 3,5% em relação ao ano passado. Para os carros a diminuição será de 4,20%.
Há desconto de 10% para o motorista que optar efetuar o pagamento em parcela única até 10 de fevereiro. Há ainda desconto de 5% para quem optar por pagar dentro do prazo do vencimento.
Mato Grosso
No estado do Mato Grosso haverá desconto de 5% para os motoristas que efetuarem pagamento em cota única com antecedência. Para os que escolherem pagar na data de vencimento, será de 3%.
Há também a opção de parcelamento em até seis cotas, sem desconto, sendo que o valor mínimo da parcela será de R$ 292,88. A guia de pagamento pode ser gerada pelo site da Secretaria da Fazenda do estado.
Amazonas
No Amazonas, as guias de recolhimento do IPVA já estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda.
O motorista do estado poderá ter até 20% de desconto no pagamento do tributo, caso não tenha recebido multas e tenha efetuado o pagamento em dia nos últimos três anos.
O desconto será de 10% para os donos de carro com placa final 1 e 2 que efetuarem o pagamento em cota única até dia 31 de janeiro. Caso o pagamento do valor integral ou da segunda parcela seja liquidado até 28 de fevereiro, haverá 5% de desconto.
Para informações sobre o recolhimento do IPVA no restante dos estados brasileiros e no Distrito Federal, basta consultar o site da respectiva Secretaria da Fazenda.