O Inmetro (Instiuto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou o ranking do Programa de Etiquetagem Veicular 2015. O estudou elencou 583 modelos de 36 marcas, divididos nas categorias: subcompactos, compactos, médios, grandes, extra grandes, utilitários esportivos compactos, utilitários esportivos grandes, foras de estrada, minivans, comerciais, cargas derivados e esportivos.
A avaliação simulou situações de consumo na cidade e na estrada e estabeleceu notas de A a E. Cada modelo recebeu duas notas, uma para a comparação da categoria e outra levou em conta a análise geral.
O Up! é o grande vencedor da categoria subcompactos e geral. O modelo da Volkswagen, motor 1.0 de três cilindros, obteve nota em A em todos os critérios e faz em média 13,5 km/l com gasolina na cidade e 14,6 km/l na estrada. Já com etanol as medições são: 9,2 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Na sequência surge o Renault Clio, motor 1.0 de quatro cilindros e transmissão manual, que percorreu 13,1 km/l com gasolina na cidade e 14,3 km/l na estrada. No etanol os índices são: 9,1 km/l (cidade) e 9,6 km/l (estrada).
Entre os compactos os destaques foram: Honda Fit CVT, Novo Fox, Nissan New March, Ford Ka 1.0 e Toyota Etios Hatch 1.5. Enquanto que na categoria dos médios, Honda City, Nissan New Versa, Toyota Etios Sedan, Hyundai HB20S 1.0 e Lexus CT 200h, se sobressaíram com notas AA.
Já os piores da avaliação são os superesportivos: Lamborghini Aventador e Ferrari F12 Berlinetta. O primeiro faz apenas 3,3 km/l no etanol e 4,3 km/l com gasolina. Enquanto o segundo percorre 4,7 km/l (etanol) e 5,4 km/l (gasolina).
Confira a galeria com os modelos mais econômicos:
Veja abaixo a tabela completa: