O Land Rover Defender original é um dos símbolos britânicos que deixaram de existir nos últimos anos. Mesmo ganhando uma nova geração muito mais moderna, os súditos do velho utilitário ficaram órfãos do velho utilitário, com suas linhas icônicas.
Um desses súditos, entretanto, tem bastante dinheiro para seguir esse legado: o caso do empresário Jim Ratcliffe, dono da gigante Ineos, uma empresa petroleira e química, e possível novo proprietário do Manchester United.
Ratcliffe resolveu criar seu próprio Defender “antigo” que atendesse às normas de segurança e emissões da Europa, coisa que nem a Land Rover quis fazer. Ganhou um processo contra a fabricante do utilitário original para usar o desenho depois de uma tentativa frustrada de comprar seus moldes e, enfim, conseguiu lançar o seu Grenadier, nome que homenageia o pub favorito do empresário em Londres.
A Land Rover tinha sua razão para tentar impedir judicialmente a empreitada de Ratcliffe. O Grenadier é muito parecido com o Defender 110 antigo, com estilo quadrado, faróis redondos e até a escadinha na traseira. Por dentro, mais semelhanças, com um console largo e volante bem próximo à porta.
O dono da Ineos gastou 1,5 bilhão de euros para contratar a mesma empresa que desenvolveu o novo Mercedes Classe G. Os motores preferiu comprar da BMW: um 3.0 de seis cilindros com opção de diesel ou gasolina e sempre acompanhado de uma transmissão automática de oito marchas.
Para colocar sua ideia em prática, Jim Ratfcliffe ainda comprou uma antiga fábrica onde a Mercedes construía o Smart Fortwo na França. De lá sairão os Grenadier para todo o mundo, inclusive Estados Unidos e, quem sabe, Brasil.