Hyundai i30 N com motor 2.0 turbo participará das 24 Horas de Nürburgring
Hot hatch coreano será o primeiro lançamento da nova divisão esportiva N da montadora
A Hyundai confirmou sua presença nas 24 Horas de Nürburgring, uma das mais tradicionais provas de endurance do mundo. Com isso, a marca sul-coreana pretende colocar à prova o primeiro lançamento de sua nova divisão esportiva, a N, e seu primeiro lançamento, um hatch i30 com motor 2.0 turbo batizado de i30 N – na esteira de outras divisões e nomeclaturas renomadas, como a R.S. da Renault, a RS da Audi e a Motorsport da BMW.
LEIA MAIS:
>> O que esperar da N, a nova divisão esportiva da Hyundai
>> HB20 ganha motor 1.0 turbo de 105 cv a partir de R$ 47.445
>> Guia de usados: Hyundai HB20
Segundo a empresa, cerca de 40% dos componentes do i30 2.0 Turbo são novos, o que inclui um novo motor de 260 cv, intercooler, transmissão reforçada para suportar a maior potência, suspensão e molas recalibradas para a proposta mais esportiva. Outras alterações foram feitas no sistema de direção, asa traseira, rodas e para-lamas alargados. Com exceção da potência, as demais especificações não foram reveladas. Além do i30 2.0 Turbo, ainda em desenvolvimento, os modelos i30 1.6 Turbo e Veloster baseados em modelos de produção também participarão das 24 Horas de Nürburgring, que acontece entre 26 e 29 de maio.
Para fazer jus ao slogan da nova divisão N, “‘Nascido em Namyang, afiado em Nürburgring”, todos os futuros modelos N terão seu desenvolvimento no mítico circuito alemão, onde a montadora possui um centro de testes. O i30 N foi submetido a provas de resistência, incluindo 480 voltas no Nordschleife (10.000 quilômetros) ao longo de algumas semanas, e deve começar a ser vendido em 2017. Sua missão no mercado será árdua: enfrentar verdadeiras lendas do segmento como Golf GTI, Focus ST, Mégane R.S. e Civic Type R.
Conforme explicamos no ano passado, a divisão esportiva N já nasceu com força, tendo no comando Albert Biermann, ex-chefe da divisão Motorsport da BMW, onde permaneceu por longos 30 anos. Biermann participou do desenvolvimento de modelos como os atuais M3, M4 e M6 GranCoupé.
O esforço da Hyundai em atingir o patamar das principais marcas européias também deve se beneficiar da experiência recente da marca no WRC, o Mundial de Rally. A equipe oficial de fábrica estreou uma frota de compactos i20 em 2014, e desde então já acumula duas vitórias, um feito nada desprezível levando em conta a acirrada concorrência dos VW Polo (detentores dos últimos três títulos), Citroën DS3 e Ford Fiesta.