Hyundai culpa cadeirinha sem Isofix por resultado em crash test do HB20
Marca promete exigir novos testes após homologação do equipamento
A Hyundai Motor Brasil afirmou nesta segunda-feira, 25 de março, que o mau resultado do HB20 nos testes de colisão realizados pelo Latin NCAP ocorreu pelo fato de a cadeirinha usada no teste não contar com o sistema de ancoragem Isofix. O veículo oferece o sistema entre os itens de série.
>> Veja mais fotos e o vídeo do crash test do Hyundai HB20
Segundo a marca, o Latin NCAP exige que a cadeirinha seja vendida em pelo menos dois dos três principais mercados em que o carro é vendido na América Latina. A Hyundai diz que o HB20 é vendido exclusivamente no Brasil, “país no qual a cadeira infantil para autos com Isofix ainda não foi homologada para venda” no HB20, o que justificaria a baixa nota dada pelo instituto no teste de proteção a crianças – o hatch foi avaliado com apenas uma estrela em cinco possíveis.
De acordo com a Hyundai, vários testes de colisão com cadeirinhas com Isofix foram realizados e “os resultados foram sempre superiores aos apresentados pelo Latin NCAP no que diz respeito à segurança infantil”.
“Assim que a cadeira infantil para auto com ISOFIX for homologada no Brasil, a Hyundai solicitará ao Latin NCAP que o veículo seja testado novamente, a fim de comprovar melhores resultados de segurança”, declarou a fabricante.