PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Hyundai apresenta tanque de guerra autônomo e com mira automatizada

Com participação da parte automotivo do grupo Hyundai, tanque ainda traz drone embutido e é projetado para ser invisível ao radar

Por Eduardo Passos
20 out 2023, 15h49
Tanque stealth da Hyundai Rotem foi apresentado em feira na Coreia do Sul
Tanque stealth da Hyundai Rotem foi apresentado em feira na Coreia do Sul (Divulgação/Hyundai)
Continua após publicidade

As guerras parecem longe de acabar, e a indústria bélica acompanha essa tendência trazendo o que há de mais tecnológico para o combate. A Hyundai em suas várias divisões, por exemplo, fabrica de carros a produtos químicos, e anunciou seu mais novo tanque de guerra.

O conceito pertence à subsidiária Hyundai Rotem, que já produz tanques operacionais como o K2, usado por países da Otan. O novo modelo, ainda sem nome, deve mudar um pouco até ser lançado de fato, mas suas principais características já estão dadas.

A principal delas é a ausência de ocupantes: o carro de combate é controlado remotamente, evitando baixas que, além da questão humana em si, geram dificuldades aos exércitos, que levam tempo para treinar operadores. Também há automação para detectar inimigos e tomar medidas evasivas por conta própria.

Hyundai Rotem Stealth Tank (1)
Simulador imita como será a cabine de comando remoto do tanque (Reprodução/Reddit)
Continua após a publicidade

O design angulado teve participação do braço automotivo da Hyundai e segue a lógica dos aviões de caça, com linhas pensadas para minimizar a assinatura de radar nas telas inimigas. Os padrões em colmeia na blindagem correspondem a explosivos que estouram para fora quando um projétil se aproxima, minimizando o impacto.

Capacete projeta imagens em realidade aumentada para o operador
Capacete projeta imagens em realidade virtual para o operador (Reprodução/Reddit)

A Hyundai Rotem não divulgou detalhes do motor do tanque, mas garantiu que ele é bem mais silencioso do que o normal — permitindo especular que esse seja um veículo elétrico. É certeza, porém, o drone embutido que decola durante as batalhas, fazendo reconhecimento avançado do terreno.

Continua após a publicidade
Hyundai Rotem Stealth Tank (4)
(Divulgação/Hyundai)

Outros detalhes incluem o uso de inteligência artificial na mira e operação das armas e um canhão de 130 mm com alma lisa (ausência de ranhuras na parte interna, permitindo tiros mais rápidos). Ainda não há data para que o novo carro de combate entre em operação.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.