Clique e assine por apenas 8,90/mês

Honda cria protótipo esportivo que mistura carro e moto

Conceito para uma pessoa tem 215 cv e apenas 405 kg

Por Rodrigo Furlan - Atualizado em 9 nov 2016, 14h40 - Publicado em 10 set 2015, 12h48
fabricantes

A Honda é referência global tanto entre automóveis quanto entre motocicletas. Por isso, não chega a surpreender que a montadora tenha tido a ideia de mesclar os dois tipos de veículo num só: o protótipo 2&4 concept, que será apresentado ao público na próxima semana, durante o Salão de Frankfurt.

Essa característica mista é fácil de ser observada logo no primeiro olhar. O modelo tem quatro rodas, mas não há cabine. Além disso, sua inspiração vem do RA272, carro utilizado pela Honda durante a temporada de 1965 da Fórmula 1. Por outro lado, são apenas 3,04 metros de comprimento, tamanho mais próximo ao de uma moto do que de um carro.

honda-2-4-concept-2.jpeg

Falando em moto, o bloco que equipa o 2&4 concept é derivado da RC213V, utilizada pela Honda em competições como a MotoGP. Trata-se de um motor 1.0 V4 que oferece 215 cavalos de potência e 12 mkgf de torque, instalado na parte central do modelo. A transmissão é de dupla embreagem e seis velocidades. Vale falar também que o motor pode chegar a 14 mil rotações por minuto.

O espaço destinado ao motorista/piloto é o mais minimalista possível. Não há, por exemplo, itens como painel de instrumentos ou para-brisa – apenas um pequeno vidro acima do volante no qual são projetadas informações em tempo real. A lateral do banco não tem qualquer tipo de proteção, ficando diretamente exposta a impactos.

Continua após a publicidade
honda-2-4-concept-3.jpeg

O que espanta é saber que o peso toal do protótipo é de apenas 405 kg, resultando numa relação peso/potência de 1,88 kg/cv. Não por acaso, a montadora destaca que dirigir o 2&4 concept é algo que dá o famoso “frio na barriga”, com respostas rapidíssimas aos movimentos. Naturalmente, por não ser equipado com itens de segurança (somente cinto de segurança), o modelo dificilmente ganhará uma versão de produção.

VEJA MAIS– Honda divulga conceito FCV– Honda surpreende e mostra Civic Concept

Publicidade