Faz três anos que a GWM comprou a antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), mas o início da produção no local foi adiada mais uma vez, para o primeiro semestre de 2025. A informação foi divulgada durante encontro do fundador e chairman da GWM, Jack Wey com o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, em Pequim, na China.
Outra confirmação foi de que o SUV GWM Haval H6 será o primeiro carro da fabricante chinesa fabricado no Brasil. Não foi informado qual das quatro versões do modelo à venda hoje será nacionalizada primeiro, mas declarações anteriores da fabricante indicavam que todos os GWM fabricados no Brasil teriam motor flex.
Em seu planejamento original, a GWM previa o início das operações da fábrica de Iracemápolis para 1° de maio deste ano, com a fabricação local da picape híbrida Poer – cujo lançamento no Brasil também foi adiado.
Mas a volta do imposto de importação para veículos eletrificados fez a GWM alterar seus planos, para não comprometer seu volume de vendas. Isso porque o Haval H6 foi lançado há um ano e já teve 17.594 unidades emplacadas até maio. A intenção da empresa é ter oito modelos fabricados no Brasil até o final do seu primeiro ciclo de investimentos no Brasil, que contempla R$ 10 bilhões até 2032.
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De acordo com a GWM, as primeiras contratações de funcionários que serão responsáveis pela fabricação dos veículos acontecerão nos próximos meses, bem como os treinamentos. Isso porque pelo menos a produção pré-série dos Haval H6 nacionais começará ainda em 2024. O objetivo será testar e ajustar a linha de montagem e verificar os processos de manufatura e de controle de qualidade antes do início da produção em série, que terá início em 2025.
Uma coisa que a GWM já havia adiantado é que o Haval H6 não terá alterações visuais quando se tornar nacional. Na verdade, o compromisso da fabricante é só fazer alterações no modelo em 2026.
O GWM Haval H6 acaba de receber uma nova versão híbrida plug-in sem tração integral, chamada PHEV19. Esta combina o motor 1.5 turbo a gasolina com apenas um motor elétrico e tem tração 4×2. Ainda assim, tem 326 cv e 53 kgfm, e sua bateria tem 19 kWh. Custa R$ 229.000.
Acima dele estão os Haval H6 PHEV34, com a adição de um motor elétrico traseiro (para ter tração integral) chegando aos 393 cv e 77,7 kgfm. Sua bateria tem 34 kWh. Custa R$ 279.000, enquanto o Haval H6 GT com a mesma mecânica custa R$ 315.000.
A versão de entrada, de R$ 214.000, é a HEV2, com motor 1.5 turbo a gasolina a um elétrico. Juntos, os motores rendem 234 cv e 54 kgfm. Por ser um híbrido pleno, dispensa a recarga externa da sua bateria com apenas 2 kWh.