Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Guia de Usados: BMW X1 é SUV com dinâmica de perua alemã

A primeira geração do utilitário esportivo tem potencial para agradar o comprador, mas requer cuidados na seleção do modelo

Por Felipe Bitu
27 Maio 2020, 07h00
Na primeira geração, X1 usava a mesma plataforma da perua da Série 3 (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Apresentado em 2009, o BMW X1 inaugurou o curioso segmento dos “utilitários esportivos premium de entrada”, dominando-o até a chegada de concorrentes como Audi Q3 e Mercedes GLA.

A versão de maior sucesso é a sDrive18i, que vendeu como pão quente até 2014.

Seu maior atrativo é o comportamento dinâmico típico da marca, graças ao peso bem distribuído entre os eixos, à elevada rigidez torcional e às suspensões, multibraço na dianteira e duplo A na traseira. Os freios são eficientes e a direção comunicativa.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

É um conjunto tão bem acertado que evidencia ainda mais a falta de fôlego do motor N46, um quatro-cilindros aspirado 2.0 de 150 cv e 20,4 kgfm. O que ajuda é o câmbio automático sequencial de seis marchas, decisivo para embalar seus 1.455 kg.

Não há teto solar, sensor de estacionamento ou câmera de ré. O nível de equipamentos se resume a ar-condicionado analógico, volante multifuncional e bancos de couro (com ajustes manuais).

O melhor custo/benefício fica com a sDrive20i, apresentada junto com a discreta reestilização em 2013. Seu motor N20 é um quatro-cilindros turbo com 184 cv e 27,5 kgfm constantes entre 1.250 e 4.500 rpm.

Continua após a publicidade

O câmbio automático de oito marchas define um conjunto muito superior em desempenho.

Proprietários costumam trocar os pneus run flat por convencionais (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Anda mais, bebe menos e é mais bem equipada: traz controle de cruzeiro, sensores de estacionamento, banco com ajuste elétrico, ar-condicionado digital e rodas aro 18.

Os opcionais mais desejados são o pacote GP (GPS, DVD e interface iDrive) e o teto solar. A potência se manteve inalterada no motor 2.0 ActiveFlex, principal novidade do modelo 2015.

Se o objetivo for performance, não há nada melhor que a versão xDrive28i: seu maior atributo é a tração integral, que distribui eletronicamente o torque entre os eixos (40% para o dianteiro e 60% para o traseiro).

A xDrive28i contou com duas opções de motor. Entre 2010 e 2012 havia o N52, um seis-cilindros aspirado de 3.0 e 258 cv.

Continua após a publicidade

Esse N52 foi substituído pelo N20 em 2013,com 245 cv e 35,7 kgfm constantes entre 1.250 e 4.800 rpm. O número de marchas subiu de seis para oito e o nível de equipamentos é muito superior.

Jamais se esqueça de verificar o histórico de manutenção: todas as versões exigem mão de obra qualificada e ferramentas específicas. E trate de preparar o bolso: uma pequena revisão com peças originais pode facilmente superar a casa dos R$ 20.000.

A maioria dos reparadores recorre a componentes paralelos de boa qualidade fornecidos por importadores independentes.

Onde o bicho pega

(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Motor: o N46 da versão sDrive18i é notório pelo ressecamento dos retentores de válvulas, identificado pela fumaça em marcha lenta ocasionada pela queima de óleo lubrificante. O custo do reparo varia de R$ 9.000 em oficinas independentes a R$ 17.000 nas concessionárias.

Cabeçote: outro problema crônico do motor N46 é o vazamento de óleo pela junta da tampa de válvulas, anéis da bomba de vácuo e flange do sensor de rotação. Uma revisão completa custa cerca de R$ 2.000.

Continua após a publicidade

Câmbio: requer substituição do fluido a cada 80.000 km. O serviço é muitas vezes negligenciado devido ao custo elevado: substituição do filtro (embutido no cárter, custa R$ 2.316,30). Veja o estado do acumulador de pressão: o componente custa em torno de R$ 6.000.

Pneus: não raro, os proprietários trocam os pneus run flat por convencionais. Nesse caso, verifique se existe estepe e um kit com macaco e chave de roda.

Rodas: as de aro 18 sofrem bem mais, afetando o balanceamento. Não hesite em substituí-las caso constate indícios de que foram avariadas e reformadas.

Sistema elétrico: depende de bateria dentro da especificação. Baterias fora dos parâmetros sobrecarregam o alternador e provocam uma série de panes elétricas.

A voz do dono

Nome: Leonardo Souza Fernandes;
Idade: 38 anos;
Profissão: empresário;
Cidade: Mococa (SP).

Continua após a publicidade

O que eu adoro: “O rendimento é excelente: um carro de proposta familiar com ótimo desempenho e baixo consumo na cidade e na estrada. Mesmo com controles de tração e estabilidade, a tração traseira ainda diverte.”

O que eu odeio: “O conforto não é dos melhores: a suspensão firme pula, salta e sacoleja como num BMW M3. E o valor das peças na rede autorizada é extorsivo, sai bem mais barato comprar pela internet em lojas estrangeiras.”

Nós dissemos

(Acervo/Quatro Rodas)

Abril de 2010: “À primeira vista, o BMW X1 é um carro difícil de enquadrar em uma das categorias conhecidas. (…) Melhor que tentar definir o X1, porém, é desfrutar o conforto interno, o acabamento e os equipamentos. (…) O motorista é o centro das atenções do projeto ergonômico, mas os passageiros não podem reclamar de falta de conforto.”

Pense também em um…

(Christian Castanho/Quatro Rodas)

Audi Q3: Seu atrativo é o motor 2.0 TFSI de 170 cv (180 a partir de 2016) com câmbio S Tronic e tração integral. Desempenho ainda melhor tem a versão Ambition, com 211 cv (220 cv a partir de 2016). O 1.4 TFSI de 150 cv tem sempre tração dianteira e câmbio S Tronic. Todos se destacam pelo espaço e o acabamento interno.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.