Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

GSX 1000 R 2012: a nova superbike da Suzuki

Mais leve, moto também ganhou novo visual

Por Ismael Baubeta 27 out 2011, 11h54
A superbike vai encarar Yamaha e Honda

A Suzuki apresenta a superbike com a qual pretende enfrentar a concorrência no próximo ano

A nova Suzuki GSX 1000R está mais magra e com respostas do motor melhoradas. Para perder dois quilos em relação ao modelo anterior, chassi, suspensões e sistema de freios foram aliviados. O motor e o escape também foram alterados visando a redução de peso: os pistões foram totalmente reformulados e estão 11% mais leves, as válvulas emagreceram 2,5 gramas cada, esta dieta fez melhorar o rendimento do motor pelo menor arrasto interno. A taxa de compressão foi aumentada para 12,9:1 – antes era 12,8:1 – a câmara de combustão melhorou a queima e fluxo de gases e, segundo o fabricante, os 12 orifícios dos bicos aumentaram a performance desde os regimes mais baixos até a faixa vermelha.

No face lift os ângulos ficaram mais evidentes e a maior contribuição para a performance talvez se deva aos novos dutos de entrada de ar, que melhoraram a indução para a mistura. O painel de instrumentos também foi revisto e modificado. O sistema de freio é assinado pela italiana Brembo, com fixação radial e cáliper de 4 pistões opostos na dianteira e pistão simples na traseira, algo que também contribuiu para a redução de peso. As rodas receberam uma faixa decorativa vermelha para completar o pacote de mudanças.

Continua após a publicidade

Publicidade