Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Google patenteia sistema de comunicação por vídeo entre carros

Objetivo da tecnologia é facilitar disseminação de informações sobre a via

Por Rodrigo Furlan Atualizado em 9 nov 2016, 14h41 - Publicado em 29 set 2015, 09h51
tecnologia

A ligação do Google com o universo automotivo irá muito além da produção de carros autônomos. A gigante do ramo da tecnologia tem desenvolvido outros projetos que buscam auxiliar a rotina dos motoristas, e mais uma delas está a caminho: um sistema de comunicação interveicular por meio de vídeo.

A patente da nova tecnologia foi registrada nos Estados Unidos no último dia 22. O nome dela, Inter-Vehicle Alert System, já dá um indício de sua proposta: fazer com que os carros que circulam pelas vias se comuniquem para compartilhar informações importantes em termos de segurança.

Para isso, os veículos precisarão de uma câmera instalada na dianteira e um radar com antena que permita a transmissão das imagens captadas. Quando o problema for detectado (por exemplo, uma obstrução numa estrada), o sistema o reconhecerá e gravará um pequeno vídeo.

A partir de então, utilizando um sistema de localização, o dispositivo enviará a gravação a todos os carros que estiverem nas proximidades. Num primeiro momento, o projeto parece destinado a vias com apenas uma faixa de rolamento, mas o sistema também poderá ser adequado a vias com duas faixas. Não há informações sobre testes já realizados com a nova tecnologia.

VEJA MAIS– Carro autônomo do Google tem primeiro acidente com feridos– Samsung é a líder em patentes relativas a carros

Continua após a publicidade
Publicidade