Desde que foi anunciada em janeiro, a Aliança Automotiva Aberta do Google, ou GOAA, em inglês, poucas informações foram reveladas, mas segundo o site Automotive News, o sistema de interação, entretenimento e informação Google Auto Link deve ser mostrado no final deste mês durante a sua conferência Google I/O.
Nos dias 25 e 26 de junho, os detalhes deverão revelar um sistema “projetado”, que permitirá aos usuários de celulares com Android controlar o dispositivo pelo carro, e que seria uma resposta ao CarPlay da Apple, sua maior concorrente.
Juntos no desenvolvimento do Google Auto Link estão, além da gigante de buscas, a NVIDIA, que produz placas de vídeo para computadores, e as montadoras Honda, GM, Hyundai e Audi. Os primeiros carros com a novidade deverão estar nas ruas até o final deste ano.
“Milhões de pessoas já estão acostumadas a usar o Android diariamente, e a expansão de sua plataforma para os carros permitirá que nossos parceiros possam integrar melhor a tecnologia móvel, oferecendo aos motoristas uma experiência mais simples e fácil de lidar e mantendo o foco nas ruas”, disse Sundar Pichai, VP Sênior do Android, Chrome & Apps da Google.