Sabe quando a criança se diz grande o suficiente para fazer algo? É mais ou menos isso que acontece com o Renault Kwid, novo compacto da fabricante francesa que se auto-intitula “SUV compacto urbano”, por mais que esta definição seja mais adequada para um Duster. O modelo aparece em público no Brasil pela primeira vez na forma de conceito.
Chamado de Renault Kwid Outsider Concept, foi desenvolvido pelo Renault Design América Latina (RDAL) especialmente para o Salão de São Paulo. Em comparação com o carro que já é vendido na Índia, difere por ter pneus de uso misto, capas nas lanternas traseiras, para-choques mais encorpados, molduras nas caixas de roda e detalhes em duvidoso verde fluorescente.
Ainda em comparação com o Kwid indiano, a Renault fala que 80% dos componentes do modelo serão completamente diferentes. Por aqui ele terá estrutura mais reforçada, para não dar o vexame que deu em testes de colisão lá fora. Fala-se em aumento de peso em cerca de 20% por isso.
A plataforma é nova conhecida como CMF-A, e o motor também será novinho. O motor 1.0 SCe – sigla em inglês para Smart Control Efficiency – de três cilindros também é novidade do Salão e estará em todos os Kwid fabricados no Brasil. Substituto do velho 1.0 16V, ele tem 82 cv com etanol e 79 cv com gasolina, graças ao duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape. O torque chega a 10,5 mkgf com etanol. Para efeito de comparação, o Sandero ficou 19% mais econômico com este novo motor, segundo a Renault.
O lançamento no Kwid nacional está previsto para meados do ano que vem. Ele será fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, mesma unidade que produz Sandero, Logan e Duster.