Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Fórmula 1: sábado mostra que GP de Interlagos é amado no Brasil e no mundo

Tempo firme e domínio de Max Verstappen ditam o tom, mas traçado sedutor de Interlagos é capaz, mesmo assim, de arrancar suspiros na corrida Sprint

Por Eduardo Passos
4 nov 2023, 19h04
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A corrida principal do Grande Prêmio de São Paulo ainda nem chegou, mas já dá para ver que a Fórmula 1 segue, cada vez, uma obsessão nacional. Com sol e nem sinal da chuva assustadora do dia anterior, o sábado (4) foi de animação e, quem diria, vitória de Max Verstappen, da Red Bull, na corrida Sprint.

    Publicidade

    Apesar da pole de Lando Norris (McLaren), o holandês arrancou incrivelmente bem e, já na entrada do S do Senna, liderava a prova. Foram 24 voltas de perseguição, mas o tricampeão mundial levou os oito pontos para casa. Norris ficou em 2º lugar e Sergio Pérez (Red Bull) veio em 3º. 

    Publicidade

    O mexicano abre 20 pontos de pontos de Lewis Hamilton (Mercedes) na vice-liderança do campeonato. Mesmo assim, seus 240 pontos não chegam à metade dos incríveis 491 do companheiro de equipe.

    Max Verstappen, da Red Bull, venceu de novo, mas não conseguiu abrir muita vantagem
    Max Verstappen, da Red Bull, venceu de novo, mas não conseguiu abrir muita vantagem (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Todo mundo ama Interlagos

    Na era das pistas em paraísos artificiais e muito foco na mídia, a paixão que o circuito brasileiro desperta, no mundo todo, não é por saudosismo. Mesmo entre os “moderninhos”, o autódromo paulistano parece ser, quase unanimemente, o favorito do calendário.

    O público do fim de semana deve exceder as 250.000 pessoas, talvez superando a marca do ano passado. Não é por falta de interesse, entretanto, mas de espaço: na parte externa do circuito, toda área útil já tem arquibancadas há um bom tempo. Restou à organização tentar alocar mais gente no “miolo”, a parte interna do traçado — e, aos fãs, comprar os tíquetes antes que evaporassem das bilheterias ou usar dos contatos para acessar as áreas VIP.

    Publicidade
    Lewis Hamilton não brilhou, mas segue querido e se inspirando em Ayrton Senna
    Lewis Hamilton não brilhou, mas segue querido e se inspirando em Ayrton Senna (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Em alguns momentos, até parecia a F1 romântica (leia-se precária), mas na parte boa. Quando os carros largaram, a multidão nos diversos setores se juntou o mais perto possível da grade, à moda da geral. Sem muita emoção no campeonato ou política para se misturar à torcida, o foco era admirar os carros mais incríveis do mundo.

    Todavia, o saudosismo é inevitável em Interlagos, onde Ayrton Senna tem sua foto pintada em um gigantesco mural e ainda batiza as primeiras curvas da volta, que exigem perícia. Foi saindo delas que Esteban Ocon, da Alpine, errou e provocou a primeira batida desse ano.

    Publicidade
    Atividades do sábado no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 2023
    (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Talvez pela chuva que lavou a borracha na sexta-feira (3), a aderência parecia baixa no início do treino que definiu o grid de largada da Sprint. As “traseiradas” estavam comuns no fim da descida do “S”, e Ocon foi o azarado que não conseguiu controlar seus mais de 1.000 cv. 

    Continua após a publicidade

    Sem controle, bateu na roda da Aston Martin de Fernando Alonso e acertou o muro da Reta Oposta. Não houve muito susto, mas veio a bandeira vermelha. O francês ainda negou a óbvia imperícia que causou a batida e o espanhol só lamentou estar “no lugar errado na hora errada”.

    Publicidade
    Atingido por Esteban Ocon, Fernando Alonso voltou para os boxes com um pneu furado e sem calota
    Atingido por Esteban Ocon, Fernando Alonso voltou para os boxes com um pneu furado e sem calota (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Mas Ocon estava de volta para a largada, e as 24 voltas da corrida Sprint foram completadas sem nenhum abandono. Os 20 pilotos brigaram bastante e nem Verstappen conseguiu abrir muita distância, já que sofreu com desgaste dos pneus.

    Ferrari segue em busca de algo melhor no Brasil
    Ferrari segue em busca de algo melhor no Brasil (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Daí em diante, Interlagos sustentou o entusiasmo por suas virtudes. Descidas e subidas e, principalmente, curvas com espaço para ultrapassagens dos F1 cada vez maiores garantiram uma mini-corrida excepcionalmente emocionante. Verstappen logo passou Norris e foi atacado por George Russel (Mercedes), que perdeu o segundo lugar para o conterrâneo. Pérez buscou a terceira posição e Hamilton sofreu com Charles Leclerc e até Yuki Tsunoda (AlphaTauri).

    O campeão absoluto venceu no sábado, mas seu favoritismo para o domingo pode ser menor do que parece
    O campeão absoluto venceu no sábado, mas seu favoritismo para o domingo pode ser menor do que parece (Fernando Pires/Quatro Rodas)

    Resultado da corrida Sprint do Grande Prêmio de São Paulo 2023

    Max Verstappen Red Bull/Holanda
    Lando Norris McLaren/Reino Unido
    Sergio Pérez Red Bull/México
    George Russel Mercedes/Reino Unido
    Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
    Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
    Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
    Carlos Sainz Ferrari/Espanha
    Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
    10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
    11º Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
    12º Lance Stroll Aston Martin/Canadá
    13º Pierre Gasly Alpine/França
    14º Esteban Ocon Alpine/França
    15º Alex Albon Williams/Tailândia
    16º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
    17º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China
    18º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
    19º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
    20º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos

     

    Não foi possível se desprender da corrida em momento algum, já que a imprevisibilidade se mantinha. Os torcedores faziam um barulho que se locomovia pelo traçado junto aos carros de seus favoritos. Os estrangeiros admitiam, em grande número, que o circuito brasileiro não é só o melhor, mas até o “padrão-ouro” para se construir um autódromo de Fórmula 1, disse um inglês. Ao menos na parte onde os carros passam.

    No fim das contas, mais uma vitória do holandês, mas com a sensação de que o domingo promete. Verstappen tem a pole com Leclerc logo atrás. Na segunda fila, as Aston Martin de Lance Stroll e Alonso, respectivamente. Hamilton é o quinto e Norris herdou a sexta posição de Russel, punido.

    Do céu ao asfalto, em Interlagos não há garantias. Nada acontece, até que vem tudo de uma vez. As previsões mais seguras para o domingo são apenas de sol, relativo frio, autódromo abarrotado e 72 voltas em que muito pode acontecer.

    Grid de largada do Grande Prêmio de São Paulo 2023, no domingo

    Max Verstappen Red Bull/Holanda
    Charles Leclerc Ferrari/Mônaco
    Lance Stroll Aston Martin/Canadá
    Fernando Alonso Aston Martin/Espanha
    Lewis Hamilton Mercedes/Reino Unido
    Lando Norris McLaren/Reino Unido
    Carlos Sainz Ferrari/Espanha
    George Russel Mercedes/Reino Unido
    Sergio Pérez Red Bull/México
    10º Oscar Piastri McLaren/Austrália
    11º Nico Hulkenberg Hass/Alemanha
    12º Kevin Magnussen Haas/Dinamarca
    13º Alex Albon Williams/Tailândia
    14º Esteban Ocon Alpine/França
    15º Pierre Gasly Alpine/França
    16º Yuki Tsunoda AlphaTauri/Japão
    17º Daniel Ricciardo AlphaTauri/Austrália
    18º Valtteri Bottas Alfa Romeo/Finlândia
    19º Logan Sargeant Williams/Estados Unidos
    20º Guanyu Zhou Alfa Romeo/China

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.