PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ford cria divisão de veículos comerciais para relançar a Transit no Brasil

Vans e furgões serão vendidos nas mesmas concessionárias dos carros de passeio, mas por equipes diferentes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 set 2021, 18h05
Ford Transit
(Divulgação/Ford)

Parece um déjà-vu, mas não é. Dois anos depois de encerrar a Ford Caminhões, com o encerramento da produção de caminhões e da picape F-250 no Brasil, a Ford está lançando uma nova divisão de veículos comerciais, a Ford Pro. E, neste caso, será para relançar no Brasil a Transit.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

A van da Ford começou a ser vendida no Brasil em 2008, importada da Turquia. Mas a Ford não conseguiu driblar a desvalorização do real frente ao dólar para manter a Transit no Brasil a partir de 2014. Àquela altura, a van era vendida apenas em concessionários da Ford Caminhões.

Nesta nova fase a Ford Transit terá produção local. Não no Brasil, mas no Uruguai, em parceria com a Nordex (mesma empresa que monta os Kia Bongo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy, por exemplo). Mas a Transit terá um prédio independente, com 17.000 m², e mais de 200 colaboradores empenhados em sua montagem. A linha de montagem demandou um investimento de 50 milhões de dólares.

Continua após a publicidade
Ford Transit
(Divulgação/Ford)

A montagem será feita com kits importados, mas a van também receberá componentes fabricados localmente (no Mercosul).

Outra mudança significativa será na estratégia de vendas. Agora a Transit será vendida nas concessionárias de automóveis, junto com Bronco, Ranger, Mustang e Territory. A Ford diz ter hoje “mais de 100 concessionárias” no Brasil.

Continua após a publicidade

Vale dizer que as versões mais básicas da Ranger, voltadas para o trabalho, também ficarão sob a chancela da divisão de veículos comerciais. Portanto, serão atendidos por uma equipe diferente. A Ford também promete pacotes de manutenção, serviços financeiros e canais de atendimentos 24 horas exclusivos para os clientes comerciais.

Lançamento será ainda em 2021

Neste primeiro momento, a Ford Transit será vendida no Brasil apenas nas versões de passageiros, com cinco configurações de arranjo interno da cabine – sendo uma delas com cabine vidrada, mas sem bancos, dedicada às adaptações por parte das empresas. As versões furgão chegam depois, provavelmente em 2022 e também terão duas opções de entre-eixos, com espaço útil de 10,7 m³ ou 12,4 m³.

Continua após a publicidade

A Ford adiantou que terá mais de 20.000 peças de reposição disponíveis nos cinco centros de distribuição que tem no Brasil em Salvador, Barueri, Cajamar, Porto Feliz e Gravataí. Mas se negou a detalhar a mecânica da nova Transit.

Transit
(Divulgação/Ford)

A fabricante antecipou apenas que será a van com maior torque na categoria e o motor estará adequado ao Euro6 (e, consequentemente, ao Proconve L7). Isso sugere que o motor será o mesmo 2.2 turbodiesel de 160 cv e 39,25 kgfm (1.600 a 2.500 rpm) das versões mais baratas da Ranger. A Ford não pode dizer que trata-se da van mais potente porque a Mercedes Sprinter tem 163 cv, mas seu torque é de 36,2 kgfm. A princípio o câmbio será manual de seis marchas com tração traseira. 

Continua após a publicidade

Uma possibilidade seria o novo motor 2.0 TDCI, com 170 cv e 41,3 kgfm, mas este ainda é um motor desconhecido da rede Ford. Contudo, a próxima geração da Ranger adotará ele em uma versão com 213 cv. 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa quatro rodas 748 agosto 2021

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.