Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Ford suspende produção de carros na Venezuela

Falta de dólares no mercado nacional afeta empresa

Por Redação Atualizado em 9 nov 2016, 13h38 - Publicado em 6 Maio 2014, 13h12
fabricantes

A Ford vem enfrentando problemas sérios com sua produção de carros na Venezuela já há algum tempo, após reduzir o trabalho em janeiro deste ano por falta de dólares no mercado. Como a situação piorou, a montadora decidiu então, nesta segunda-feira, paralisar por completo suas operações no país sul-americano, já que sem a moeda à disposição não consegue importar peças para os carros que monta.

Falando de forma anônima, empregados da Ford na cidade de Valencia, explicaram à Reuters que a fábrica ficará fechada até o final de maio. Em entrevista para a agência de notícias, o Ministro Venezuelano de Transportes, Haiman El Troudi, confirmou o fechamento da planta, mas reforçou que o governo local está em tratativas com a Ford para resolver o problema e reabrir a fábrica nas próximas duas semanas.

Este problema não está afetando apenas à Ford na Venezuela, a japonesa Toyota teve que parar suas operações em fevereiro pelo mesmo motivo. Desde 2003, o país implementou um rígido sistema de controle de saída de moeda estrangeira e opera três taxas diferentes de troca dependendo do tipo de indústria.

Em dezembro do ano passado o Presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, sancionou uma lei que permite ao governo regular os preços dos carros novos e usados para combater a inflação recorde e queda de 64% nas vendas de automóveis.

Continua após a publicidade

Publicidade