Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford Mustang será o único muscle a combustão e terá versão GT3 de pista

Versão feita exclusivamente para as pistas, a GT3 estreia em 2024 diretamente das 24 Horas de Daytona; motor deverá ser um clássico V8

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 abr 2024, 16h00 - Publicado em 23 mar 2023, 19h32
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os últimos meses têm sido difíceis para os fãs dos muscle cars. Enquanto a Dodge revelou a versão de despedida do Challenger, que exige até a assinatura de um termo de responsabilidade, a Chevrolet anunciou que a produção do Camaro não passará de 2023. Ambos serão substituídos por modelos elétricos. Porém, a Ford coloca uma luz no fim do túnel com o Mustang.

    Da trinca dos muscle, apenas o Mustang sobreviverá por mais algum tempo equipado com motores a combustão. Prova disso é não apenas a recente nova geração do esportivo, mas também a nova configuração GT3, feita exclusivamente para as pistas. Jim Farley, CEO da Ford, divulgou imagens dos testes do modelo em Sebring, nos Estados Unidos, em seu Twitter (veja abaixo).

    Além do vídeo, a marca também apresentou imagens do modelo durante os testes. É possível notar uma extensa modificação para que ele seja mais robusto ao mesmo tempo em que fica mais leve. Por isso, há um grande uso de fibra de carbono em praticamente toda a composição da carroceria, com diversas entradas e saídas de ar, que aprimoram a aerodinâmica e a ventilação dos sistemas.

    Continua após a publicidade

    Lanternas e faróis são os originais do Mustang, embora os faróis misturem lâmpadas brancas e amarelas, há um imenso aerofólio na traseira para assegurar o downforce e os escapamentos são laterais, logo abaixo das portas. Não se sabe, porém, se algo mudará até a sua apresentação oficial.

    Ford Mustang GT3
    Ford Mustang GT3 (Divulgação/Ford)

    A primeira apresentação do Mustang GT3 será nas 24 Horas de Daytona, em 2024. Depois disso, ele marcará presença em diversas outras competições, como nas 24 Horas de Le Mans, na categoria LMGT3, e no IMSA WeatherTech Sportscar, na categoria GTD/GTD Pro.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Ainda não há qualquer palavra da fabricante, ou da divisão esportiva Ford Performance, sobre a mecânica. Porém, ele deverá ser equipado com o V8 5.0, que passará por alterações para ficar apto às competições. Além dos rumores, outros indícios sobre o uso do motor são os vídeos divulgados pela marca, nos quais é possível ouvir o característico e encorpado ronco do V8.

    Ford Mustang GT3
    Ford Mustang GT3 (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Por enquanto, o Dark Horse segue como o Mustang equipado com o V8 5.0 produzido em série mais potente da história. Quase como um carro de pista liberado para as ruas, o modelo tem 500 cv acompanhados de um câmbio manual de seis marchas como padrão, embora um automático de dez marchas seja oferecido como opcional.

    Mesmo com a concorrência se rendendo à eletrificação, o Mustang seguirá firme por mais algum tempo em sua configuração tradicional. Isso porque o Mustang Mach-E, que está confirmado para o Brasil, já é o responsável da linha esportiva da Ford por fazer parte da onda de elétricos.

    Ford Mustang GT3
    Ford Mustang GT3 (Divulgação/Ford)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.