A Ford está investindo em uma nova tecnologia que faz os faróis projetarem placas, direções e limites de velocidade no asfalto das vias. Essa tecnologia permite que o motorista continue olhando pelo para-brisa enquanto mantém o foco na estrada.
Além disso, outras informações que podem ser transmitidas são dados meteorológicos, floco de neve quando houver estradas congeladas, dados de tráfego e guias para ajudar o motorista a ver se uma vaga de estacionamento é grande o suficiente para estacionar.
A tecnologia HUD da Ford não projeta informações importantes como sinais de trânsito, no trecho de vidro à frente do motorista, porém na estrada à frente dele.
Segundo a Ford, os faróis também podem facilitar a vida dos pedestres, iluminando cruzamentos e ajudando motoristas a nem chegarem perto de ciclistas, iluminando seu entorno.
De acordo com Lars Junker, executivo do Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor da Ford Europa, isso começou como uma brincadeira com uma luz de projetos em uma parede em branco e agora o motorista pode receber informações essenciais apenas olhando para frente.
Em 2016, a Mercedes mostrou uma ideia chamada Digital Light que está presente em diversos carros, inclusive no Classe C 2022 de alguns mercados. Esse não mostra alguns sinais de trânsito, porém projeta símbolos de aviso caso o motorista esteja entrando na direção errada da via e pode ajudar a chamar a atenção para pedestres na estrada.
Diferente da tecnologia da Mercedes, a da Ford ainda está em desenvolvimento e pode não chegar em alguns lugares do mundo devido a regulamentações diferentes.