Tecnicamente, o Ford F-550 é um caminhão: é vendido nos Estados Unidos apenas na configuração cabine sobre chassi. Sai de fábrica pronto para receber um implemento que pode ser até mesmo um guindaste.
Mas a empresa EOG (Elevation Off-Grid) resolveu colocar uma enorme caçamba, equivalente a de uma F-350, para transformar o caminhão em uma super picape capaz de carregar 4,6 toneladas.
A capacidade da picape é algo insano, mas totalmente dependente de reforços na caçamba e na suspensão. A Elevation afirma que um dos seus clientes está colocando na caçamba um trailer Mammoth de 2 toneladas e rebocando um barco de 28 pés (8,5 m) ao mesmo tempo.
O transporte de objetos tão pesados e com conforto depende de ajustes na suspensão. Neste caso, adotaram um sistema chamado Liquid Spring, que incorpora uma eixo rígido com cinco pontos de apoio (five-link) com ajuste ativo, o que significa que pode ter sua altura ajustada enquanto o caminhão está em movimento. A elevação promete o rodar de uma picape normal, o que definitivamente não é o caso dessa Ford F-550 fora do padrão.
E pra poder sustentar toda essa capacidade de carga está mantido o motor turbodiesel Power Stroke de 6,7 litros com 330 cv e 131.6 kgfm.