De várias semelhanças entre Brasil e Estados Unidos, uma delas é o fato de que uma picape foi o veículo mais vendido de ambos os países no ano passado. Mas para por aí: enquanto no mercado nacional a pequenina Fiat Strada liderou as vendas, nos EUA que manda é a gigantesca Ford F-150.
Foram nada menos que 653.957 unidades vendidas da F-Series (que ainda inclui modelos maiores em menor volume). Sucesso que a Ford espera repetir de algum modo no Brasil, onde a F-150 começa a ser vendida na próxima terça-feira (14).
Inicialmente, haverá duas versões do andar de cima à venda, a Lariat (mais barata) e Platinum (mais cara). Os preços ainda não foram detalhados, mas certamente estarão acima de R$ 400.000, concorrendo com a Ram 1500 Rebel. O grosso das vendas na América do Norte inclui versões mais simples, de trabalho, que não chegam às concessionárias brasileiras.
Recordista
A Ford F-150 chega ao Brasil se gabando de ser a picape mais potente do país. Seu motor V8 5.0 a gasolina, da mesma família do Mustang, atinge 405 cv e 56,7 kgfm, sempre com transmissão automática de dez marchas, tração 4×4 sob demanda e bloqueio de diferencial.
Com 5,9 m de comprimento e 1,9 m de altura, a F-150 tem porte comparável ao tanque M4 Sherman, amplamente utilizado pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Mesmo assim, o desempenho é de esportivo: a picape de 2,5 toneladas vai de 0 a 100 km/h em 7,1 s.
Segundo dados de fábrica, a F-150 faz 6,3 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. São números dentro do esperado mas que, graças ao impressionante tanque de 136 litros, dão ao modelo autonomia superior aos 1.000 km.
As viagens longas, inclusive, não devem ser problema: com entre-eixos maior do que o comprimento de um Fiat Mobi, por exemplo, a fullsize oferece espaço abundante inclusive na segunda fileira. Lá atrás, é possível levar três adultos com conforto de sedã de luxo; quando cair a noite, o teto solar panorâmico ainda promete incrementar a experiência.
Foco na tecnologia
Naturalmente, o principal comprador de uma picape grande não está nos grandes centros urbanos, mas nas regiões onde agricultura e pecuária seguem bombando. E justamente esse cliente é um dos que mais demanda tecnologia em seu veículo, afirma o vice-presidente da Ford América do Sul, Rogelio Goldfarb.
Desse modo, as versões à venda no Brasil quase tudo de hi-tech disponível nos EUA. Há controle de cruzeiro adaptativo e sistema que, mesmo com reboque engatado, consegue estacionar a picape sozinho e sistema de iluminação externa em 360º, entre outros detalhes.
O pacote de segurança inclui oito airbags, sistema de frenagem autônoma e centralização de faixa, assistente de manobras evasivas, assistente de cruzamentos e sistema de monitoramento de pontos cegos.
A versão Platinum ainda oferece tomada interna de 120 V (com console central que se transforma em mesa de trabalho), ajuste elétrico de volante, bancos e pedais, sistema de som Hi-Fi da Bang & Olufsen com 18 alto-falantes
Preços e versões
A Ford F-150 entra em pré-venda na terça-feira, 14 de fevereiro; inicialmente, as reservas são exclusivas de clientes da marca. Na quinta-feira (16), as unidades restantes poderão ser adquiridas pelo público-geral.
A fabricante reforça que o preço anunciado no momento da reserva será honrado até a entrega da picape, que ocorrerá entre maio e junho.
Ficha técnica da Ford F-150 Platinum
Preço: US$ 90.874
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 5.038 cm³, 32V, 405 cv a 6.000 rpm, 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 10 marcha, 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: triângulos sobrepostos (diant.), eixo rígido com feixe de molas (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Dimensões: comprimento, 598 cm; largura, 243 cm; altura, 196 cm; entre-eixos, 369 cm; peso, 2.517 kg; caçamba, 1.370 l; capac. carga, 681 kg; capac. reboque, 3.515 kg
Desempenho: 0 a 100 k/h, 7,1 s;