Quando a Ford revelou o Mustang Mach-E muitos até disseram que ele não era um Mustang de verdade, por se tratar de um SUV elétrico. Mas a montadora parece ter gostado da ideia de trazer novas carrocerias para o seu carro mais famoso e, ao que tudo indica, está planejando transformar o muscle car em um sedã de quatro portas e em um off-road.
É o que relata o site Automotive News. Em uma recente conferência para toda sua rede de concessionários dos EUA, realizada em Las Vegas, o CEO Jim Farley e o presidente executivo Bill Ford, apresentaram maquetes em tamanho real e imagens conceituais do que eles pretendem criar com base no Mustang.
De acordo com a publicação, embora o projeto esteja em fase inicial, existe grandes chances dos Mustang off-road e sedã entrarem em produção. Embora a ideia possa fazer os mais puristas torcerem o nariz, pelo menos, se tratam de modelos com motores a combustão.
As informações dadas foram bem escassas, mas, ao que parece, o sedã terá o tradicional motor V8 e receberá o sobrenome Mach 4. Já o SUV tem um estilo baja, tração integral, suspensão alta, corpo robusto e pneus bem largos.
Na apresentação, A Ford mostrou ainda novas versões especiais e até um conversível que, de acordo com a Automotive News, tinha “um pouco de GT350 ou GT500”, mas sem o emblema da Shelby.
Focar no Mustang a combustão parece ser uma alternativa bem viável para a Ford. Vale lembrar que o Camaro, seu principal rival, foi escanteado pela Chevrolet e tudo indica que se tornará elétrico de baixo custo. Enquanto o Dodge Charger já chegou à era elétrica e a versão a combustão que sobrou é equipada com um motor de seis cilindros, e não um tradicional V8.
Transformar seu carro mais icônico em um off-road é uma estratégia que deu certo com outras montadoras, e pode ser bem lucrativo para a Ford. Como exemplo, vale citar o Porsche 911 Dakar e o Lamborghini Huracan Sterrato.
Além disso, usar a marca Mustang pode ser bem rentável e ajudar a fechar algumas contas que não estão se pagando. Nos EUA a Ford é a segunda maior fabricante de EVs, mas está muito longe disso no número de vendas. O investimento em carros a combustão, se der certo, com certeza será útil para cobrir esse prejuízo.
A Ford também apresentou, no mesmo evento, novidades para sua divisão de elétricos. A ideia é criar uma nova plataforma, que irá sustentar futuros modelos baratos. Assim como no caso dos Mustangs, pouco foi dito, e não se sabe ao certo em qual fase de desenvolvimento está essa nova arquitetura.
Por fim, também foi relatado que a montadora está desenvolvendo um novo veículo comercial baseado na Maverick. A ideia é que ele chegue já no ano que vem como substituto do Transit Connect.