Flagra: Porsche testa Cayenne reformulado no Brasil

Terceira geração do SUV de luxo já tem data de lançamento no país

Modelo camuflado flagrado em SP era da versão V6

Modelo camuflado flagrado em SP era da versão V6 (Samuel Cristovão/Quatro Rodas)

A Porsche não faz muita questão de esconder a proximidade do lançamento do novo Porsche Cayenne, que foi flagrado pelo leitor da QUATRO RODAS Samuel Cristovão.

O alemão estava circulando com pouca camuflagem nos arredores de São Caetano do Sul (SP).

O modelo fotografado era da versão V6, mas é provável que a Porsche oferte toda a gama do SUV, incluindo as topo de linha Turbo e híbrida plug-in, que pode ser recarregada na tomada.

O novo Cayenne será apresentado à imprensa na metade de agosto e deve chegar às lojas na mesma época.

O aprendiz virou professor

Parecido com a geração anterior, o novo Cayenne disfarça o quão tecnológico ele é Parecido com a geração anterior, o novo Cayenne disfarça o quão tecnológico ele é

Parecido com a geração anterior, o novo Cayenne disfarça o quão tecnológico ele é (Divulgação/Porsche)

A terceira geração do primeiro SUV da Porsche marca uma mudança na postura da marca. Se antes o modelo, que nasceu para salvar as finanças da empresa, herdava tecnologias de outros modelos, agora ele passa a estrear recursos ausentes até do icônico 911.

É o caso do sistema elétrico de 48V, feito para alimentar as barras estabilizadoras ativas e outros sistemas eletrônicos que o modelo pode adotar.

Lanternas afiladas aproximam o SUV do design consagrado do 911 Nas versões Turbo o spoiler traseiro ganha a companhia de um aerofólio elétrico automático

Nas versões Turbo o spoiler traseiro ganha a companhia de um aerofólio elétrico automático (Divulgação/Porsche)

Já as lanternas unidas por um elemento central que atravessa a tampa do porta-malas é uma evolução da linguagem de design que a Porsche vem adotando em seus modelos.

Aqui, novamente, uma inversão: cada vez maior, a peça que liga as duas lanternas antecipa o estilo que veremos na próxima geração do 911.

Do esportivo também veio uma solução incomum para SUVs: o aerofólio traseiro ajustável.

No Cayenne Turbo a peça varia de inclinação para aumentar a pressão aerodinâmica sobre o eixo traseiro ou mesmo aumentar o arrasto em frenagens de emergência, ajudando a reduzir o espaço para parar o veículo.

E como o aerofólio fica junto à linha do teto, ele se ajusta automaticamente quando o teto solar é aberto, já que a placa de vidro poderia prejudicar a eficácia do sistema.

Ainda não há informações sobre preços, mas é provável que o novo Cayenne ultrapasse a faixa de valores do modelo atual. Por aqui o modelo era vendido entre R$ 619 mil (GTS) e chegava aos R$ 728 mil (Turbo) na geração anterior.

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