Depois de ficar 18 meses sem fabricar veículos, a Fisker finalmente declarou concordata. O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) vendeu os ativos da companhia para a empresa Hybrid Tech Holdings LLC por US$ 25 milhões, com prejuízo relatado de US$ 139 milhões.
Alguns relatos dizem que o DOE investiu US$ 192 milhões na Fisker, e só conseguiu cerca de 53 milhões de dólares de volta. O Departamento de Energia dos EUA colocou a Fisker em leilão no mês passado. Além disso, aparentemente a Fisker deve até um bilhão de dólares a credores. Quaisquer que sejam os números exatos, o fato é que a saga da Fisker agora entra em uma nova fase.
A Hybrid Tech Holdings é um grupo investidor um tanto misterioso. A porta-voz da empresa, Caroline Langdale, disse à Bloomberg que não poderia revelar quem está por trás do grupo, ou mesmo onde ele está localizado. “Infelizmente não podemos comentar além do comunicado de imprensa neste momento”. Porém, segundo o jornal Los Angeles Times, o grupo é liderado pelo magnata Richard Li, de Hong Kong.
Esta não será a última vez que ouviremos falar sobre a Fisker. Especula-se que os novos donos poderão reiniciar a produção e a venda do Fisker Karma, assim como outros veículos híbridos e totalmente elétricos.