Terminado o mês de maio, chegou a hora da indústria automotiva ter suas vendas contabilizadas. No mês que acabou há alguns dias, o ranking de vendas não teve grandes novidades. O mercado, por outro lado, já dá mostras do impacto que o desastre no Rio Grande do Sul trouxe.
Com base no levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), vemos que os veículos mais vendidos se mantêm com poucas alterações.
Depois de dois meses, a Fiat Strada recuperou o topo do ranking, com 10.973 emplacamentos. O Volkswagen Polo, por sua vez, retornou à segunda posição, com 8.484 unidades emplacadas. Ambos vêm se alternando na liderança desde janeiro, mas a vantagem maior da Strada em maio deu fôlego à picape: no acumulado de 2024, já são 49.047 unidades emplacadas da picape, contra 48.181 do Polo.
A composição do pódio segue inalterada, já que o Chevrolet Onix (7.901 emplacamentos) mantém a terceira colocação de costume. O Volkswagen T-Cross (6.501) fica em 5º, também permanecendo como o SUV campeão de vendas no ano. Cabe ao Chevrolet Onix Plus (5.517), em 10º, liderar entre os sedãs.
Corolla Cross e Spin fazem bonito
Uma análise mais apurada, entretanto, mostra surpresas interessantes, como na guerra entre Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Ambos passaram por reestilizações importantes, mas, ainda que o Compass tenha ganhado mais versões, esportividade e descontos, foi o Corolla Cross que se deu bem.
Com facelift e mais tecnologia, o SUV da Toyota vendia cerca de 16% a menos que o rival. Em maio, porém, o jogo virou: foram 4.565 Corolla Cross e 3.282 Compass; vantagem de quase 30%.
Outra briga com vitória clara foi entre os carros de sete lugares, onde a Chevrolet Spin reestilizada parece suficiente para manter a GM à frente. Foram 2.529 Spin vendidas, num resultado melhor do que em abril. Já o Citroën C3 Aircross patinou e, com 845 emplacamentos, teve queda de 25% comparando com abril.
BYD e Renault Kardian perdem fôlego
Outra surpresa foi o Volvo EX30 , que apareceu entre os 50 carros mais vendidos, sem considerar picapes. Isso tem a ver com a entrega do lote de pré-venda do SUV elétrico, mas serviu para diminuir a participação da BYD na venda de elétricos em cerca de 10%.
Para sabermos se é “fogo de palha”, devemos acompanhar os próximos meses. Nessa lógica, percebemos que o Renault Kardian, sim, parece ter dificuldades para engrenar: o novo SUV compacto do mercado entrou de vez nas lojas em abril, quando teve 1.581 emplacamentos. Em maio, porém, o resultado foi ligeiramente pior: 1.203 unidades.
Além disso, todos os carros da BYD venderam abaixo da média mensal em 2024: o líder Dolphin, com 1.145 emplacamentos, ficou abaixo das 1.738 unidades/mês. O Song Plus (1.560) não bateu a média de 1.642 unidades/mês e o Dolphin Mini (2.104) já arrefeceu desde a estreia, em março: foram 2.806 emplacamentos/mês desde então. Nada que tirasse o 10º lugar geral da chinesa, entretanto.
No mundo das picapes, quem deu sinal de vida é a Fiat Titano, que, após pífios 93 emplacamentos em três meses, marcou 260 unidades vendidas em maio. Mas isso representa apenas 7,6% do volume da Hilux nesse período, deixando a picape média da Fiat atrás de todas as concorrentes, numa lanterna isolada.
Chuvas no RS
Em relação a abril, o mês de maio registrou 12% a menos de emplacamentos. Seriam 8%, mas o caos no Rio Grande do Sul acentuou a queda, com 300 das 722 concessionárias gaúchas afetadas pelas chuvas segundo a Fenabrave. Por outro lado, maio de 2024 teve alta de 10,2% se comparado a maio de 2023. Até agora, o ano de 2024 registra vendas 16% maiores do que os primeiros cinco meses de 2023, de modo que a Fenabrave se mantém otimista.
A diminuição lenta, mas contínua, da taxa de juros anima o setor, que vê o crédito acessível como principal estímulo à venda de carros zero-km. Também há fé na recuperação gaúcha ainda nesse ano, de modo que a projeção para 2024 se mantém positiva. A Fenabrave calcula que, ao final do ano, haverá 2,44 milhões de carros e picapes novos emplacados no Brasil. Caso isso aconteça, representará um aumento de 12% frente a 2023.
Veículos mais vendidos do Brasil em maio de 2024:
Posição | Modelo | Volume |
---|---|---|
1º | Fiat Strada | 10.973 |
2º | Volkswagen Polo | 8.484 |
3º | Chevrolet Onix | 7.901 |
4º | Hyundai HB20 | 6.691 |
5º | Volkswagen T-Cross | 6.501 |
6º | Fiat Mobi | 6.148 |
7º | Nissan Kicks | 5.910 |
8º | Hyundai Creta | 5.739 |
9º | Fiat Argo | 5.552 |
10º | Chevrolet Onix Plus | 5.517 |
11º | Chevrolet Tracker | 4.613 |
12º | Toyota Corolla Cross | 4.565 |
13º | Volkswagen Nivus | 4.546 |
14º | Fiat Toro | 4.315 |
15º | Jeep Renegade | 4.173 |
16º | Honda HR-V | 3.660 |
17º | Fiat Fastback | 3.589 |
18º | VW Saveiro | 3.557 |
19º | Fiat Cronos | 3.494 |
20º | Toyota Hilux | 3.393 |
21º | Jeep Compass | 3.282 |
22º | Hyundai HB20S | 3.130 |
23º | Fiat Pulse | 3.084 |
24º | Renault Kwid | 2.797 |
25º | Chevrolet Spin | 2.529 |
26º | Caoa Chery Tiggo 5X | 2.446 |
27º | Toyota Corolla | 2.400 |
28º | Chevrolet S10 | 2.311 |
29º | Ford Ranger | 2.306 |
30º | Chevrolet Montana | 2.306 |
31º | BYD Dolphin Mini | 2.104 |